Procon-RJ está realizando fiscalização especial na Black Friday

Uma equipe está de plantão para receber as denúncias via Whatsapp

Hoje (26/11), dia oficial da Black Friday, os fiscais do Procon Estadual do Rio de Janeiro estão vistoriando estabelecimentos comerciais localizados nas Zonas Norte e Oeste, Centro, Baixada Fluminense e Niterói. Agentes também fazem o monitoramento de preços praticados por oito grandes sites, que estão sendo observados desde outubro. O objetivo da operação é verificar a forma como as ofertas serão divulgadas, se haverá maquiagem de preços e publicidade enganosa durante o evento. Além de orientar os fornecedores sobre o código de defesa do consumidor e normas consumeristas.

Os consumidores que identificarem alguma publicidade enganosa sendo realizada pelas lojas no dia da Black Friday, poderão enviar denúncias para o whatsapp 21 98104-5445. Os servidores irão acompanhar em tempo real as queixas dos consumidores.


Desde o dia 25/10, a equipe de fiscalização vem monitorando os valores dos itens mais buscados durante a Black Friday e na própria sexta-feira (26/11), irão fazer uma nova apuração para verificar indício de maquiagem de preço. Ao todo, o preço de 654 aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos está sendo observado, como: fogões, geladeiras, videogames, televisões, notebooks, aspiradores de pó, lavadoras de roupa, smart speakers, micro-ondas e fritadeiras elétricas.

Cuidados na hora da compra

Para alertar a população, o Procon Estadual do Rio de Janeiro preparou uma cartilha com dicas para consumidores que farão compras em sites ou lojas físicas neste período. Ficar de olho no preço, na oferta, na garantia, na troca, na entrega e na segurança do site estão entre as principais dicas.

Antes de comprar, é recomendável que o consumidor pesquise os preços dos produtos em sites e lojas diferentes. A pesquisa será um parâmetro para saber se os produtos estão com preços realmente promocionais. Além disso, um mesmo produto pode ter preços muito diferentes se comprado em um estabelecimento e não no outro.

Nas compras online, o cuidado deve ser redobrado para o consumidor não ser vítima de fraude. Verificar a segurança do site, desconfiar de ofertas muito vantajosas e olhar a lista de sites não recomendados do Procon-RJ, que pode ser acessada em https://bit.ly/manual-contra-fraude-virtual , são dicas valiosas.

A cartilha pode ser acessada através do link: https://bit.ly/cartilha-blackfriday-2021 .

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.