Programa Caxias Cidade Luz proporciona  mais segurança em Duque de Caxias

O município de Duque de Caxias é considerado hoje uma das cidades do Estado que mais investiu em serviços públicos. Com a implantação do programa “Caxias Cidade Luz”, que já beneficiou vários bairros nos quatro distritos, muitas regiões onde a escuridão era reinante e tinham registros de altos índices de insegurança passaram a receber nova iluminação. Quando o prefeito Washington Reis assumiu o governo, em 2017, cerca de 60% das ruas estavam às escuras. Hoje, a realidade é outra. Além da manutenção regular da iluminação pública, a Prefeitura está implantando o sistema de LED, que é muito mais econômico e garante maior luminosidade.

A população conta com um serviço moderno para troca de lâmpadas. Com a implantação de um sistema de software de gestão nos veículos de manutenção da iluminação pública em Duque de Caxias, a troca de lâmpada solicitada pelos moradores por telefone (2676-9099) e pelo aplicativo é executada em, no máximo, 72 horas. O disque iluminação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Pelo whatsapp, o número disponibilizado é o 998245903. Pelo novo sistema, logo que o serviço é executado a foto é enviada via aplicativo para o solicitante.

Para facilitar o atendimento o morador deve informar o nome da rua, bairro, telefone de contato e referências. Com as informações em mãos, um funcionário da central de monitoramento envia a solicitação para o veículo que esteja mais próximo ao local garantindo rapidez na realização dos serviços, como troca de braços de luz, substituição de fiação elétrica, de lâmpadas de sódio e multivapor metálica. Entre os serviços executados pela Prefeitura estão a troca e instalação de reatores, relês, cabeamento e bases, além de lâmpadas de LED.

Eliakin Moura

A Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, responsável pela iluminação pública na cidade, informou que este ano já foram realizados 153 mil reparos de lâmpadas comuns e implantados 6.692 pontos de LED nos distritos. Entre as regiões beneficiadas estão os bairros Jardim Olimpo, Vila Canaã, Parque Santo Antônio, Vila Bonanza, Parque Beira Mar, Jardim Primavera, Imbariê (passeio público e Casinhas), Jardim Leal, Olavo Bilac, Gramacho, Chacrinha, Centenário, Parque das Missões, Figueira, Narcisa Amália, Parque Lafaiete, Prainha, Lagunas e Dourados (em andamento). Também recebeu nova iluminação a Avenida Automóvel Clube, em Santa Cruz da Serra.

Além disso, já contam com o novo sistema de iluminação o Calçadão da Rua José de Alvarenga, a Avenida Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy), trechos do centro e ruas adjacentes, incluindo a Praça do Pacificador, a Praça do bairro Dr. Laureano, onde fica o Hospital do Olho Júlio Cândido de Brito, e a Praça da Mantiquira, em Xerém.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.