Programa de cirurgias bariátricas do Hospital Adão Pereira Nunes comemora 14 procedimentos realizados em dois meses

Em 21 de julho deste ano, o Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes deu início aos procedimentos cirúrgicos na unidade. Hoje, com apenas dois meses de atividades, a direção do HMAPN comemora os 14 procedimentos de redução de estômago realizados na unidade.

Os números foram apresentados em encontro realizado, no último sábado (24), no auditório do hospital, com a presença do prefeito Wilson Miguel; do secretário Municipal de Saúde, Dr. Daniel Puertas; do ex-prefeito Washington Reis; dos diretores da unidade, Dr. Luca Freire e Thiago Resende; além do coordenador do Programa de Cirurgia Bariátrica do HMAPN, Dr Eury Sabino; e dos coordenadores da equipe Multidisciplinar.

Também participaram do evento pacientes que passaram pela cirurgia baríátrica e que continuam sendo acompanhados pelas equipes médicas do pós-operatório do programa. Maristela Cardoso, 33 anos, moradora do bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias, presente no evento, foi a primeira paciente a passar pelo procedimento bariátrico no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes. O sorriso estampado no rosto era o retrato perfeito de como a cirurgia foi essencial na qualidade de vida dela.

“A cirurgia bariátrica mudou tudo na minha vida. Eu estava aguardando na regulação desde 2019 e fui operada em 21 de julho deste ano. Eu pesava 131 quilos e nesses dois meses já perdi 16 quilos. Minha vida está totalmente mudada, com outra qualidade, com a pressão arterial equilibrada e podendo até amarrar uma sandália, coisa que eu não conseguia por conta da obesidade. Cada dia é uma vitória, buscando manter a disciplina e seguir as orientações da equipe médica”, disse a feliz Maristela Cardoso.

O Programa de Cirurgia Bariátrica significa um avanço importante na qualidade de vida da população que enfrenta esse problema de saúde. A implantação do procedimento faz parte do processo de reestruturação pelo qual o hospital passa, desde sua municipalização, em 19 de janeiro de 2022, quando a Prefeitura de Duque de Caxias recebeu do Governo do Estado a tarefa de administrar a unidade hospitalar. Desde que assumiu o hospital, a Prefeitura deu início a uma grande reforma geral, com o apoio do Governo do Estado, com a compra de novos equipamentos e ampliação de leitos e salas de cirurgias.

Em sua fala, o prefeito Wilson Reis reforçou que esses novos procedimentos são frutos da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, provando que a administração municipal tem capacidade e equipes competentes para entregar o melhor serviço de saúde para a população.

“Estou muito feliz por testemunhar a transformação que a cirurgia bariátrica proporcionou a tantas pessoas. É emocionante ouvir esses depoimentos. Além de ser um procedimento reconhecido como eficaz no mundo todo, seus benefícios são comprovados, tanto na redução de peso quanto para auxiliar no tratamento ou cura de doenças relacionadas. Parabéns a todos os profissionais de saúde e funcionários que tornaram isso possível”, destacou o prefeito.

Todas as cirurgias bariátricas realizadas no hospital são reguladas através do sistema de regulação da Secretaria Estadual de Saúde RJ. O primeiro atendimento é realizado nas unidades da Rede de Atenção Primária da saúde do município, através dos programas de acompanhamento nutricional, endocrinologistas, psicólogos e clínicos.

Com mais de 20 anos de experiência em cirurgia bariátrica, Dr. Eury Sabino, coordenador do núcleo de cirurgia bariátrica do HMAPN, destacou a importância desse primeiro encontro, reunindo a equipe multidisciplinar, colaboradores e pacientes do Programa de Cirurgia Bariátrica. Ele ressaltou que a obesidade é uma doença multidisciplinar, ou seja, está associada ao desenvolvimento de várias outras, como a hipertensão arterial e a diabetes. Ainda de acordo com o médico, especialista em cirurgia geral e videolaparoscopia, foi montado um setor de pré e pós-operatório, com o objetivo de acompanhar o paciente em todas as etapas do procedimento médico.
“Em dois meses o programa de cirurgia bariátrica do HMAPN já mostrou ser um sucesso. Além disso, contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados e que acompanham os pacientes em todas as suas fases”, declarou Dr. Eury Sabino.

Segundo o diretor-geral do HMAPN, Dr. Luca Freire, o programa de cirurgia bariátrica na unidade significa um avanço importante na qualidade de vida da população, que enfrenta esse problema de saúde

“A cirurgia bariátrica é hoje uma ferramenta muito importante na ajuda para que o paciente alcance o tão sonhado emagrecimento. E a saúde pública ganha muito também, com a diminuição dos índices de diabetes, infartos e outras doenças causadas pela obesidade”, explica o diretor-geral.

O diretor médico do hospital, Dr Thiago Resende, reforça ainda que essa iniciativa está sendo possível graças às reformas pelas quais o hospital vem passando, além da chegada de novos equipamentos de alta tecnologia, que estão colaborando para que os índices de cirurgias batam recordes a cada mês.

“Hoje temos um tomógrafo de última geração na unidade, com capacidade de realizar até 4.500 exames por mês. Um recorde histórico. Da mesma forma, ganhamos um aparelho de ressonância que chega a fazer mais de mil ressonâncias por mês e um novo centro cirúrgico, com 10 salas de cirurgias, sendo uma delas especialmente preparada para atender os procedimentos bariátricos”, destaca o diretor médico.

3 comentários sobre “Programa de cirurgias bariátricas do Hospital Adão Pereira Nunes comemora 14 procedimentos realizados em dois meses

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.