Programa Estadual de Reúso de águas das estações  de tratamento de esgoto será criado no Rio

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quinta-feira (10), o projeto de lei 2.851/14, que cria o Programa Estadual de Reúso de Efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para fins industriais. O texto seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

O principal objetivo da proposta é aproveitar as águas provenientes do reúso, que representam uma fonte hídrica alternativa para satisfazer parte da demanda crescente nas grandes cidades e para solucionar parte do problema de escassez da água. O projeto deverá ser desenvolvido por meio de parcerias entre a iniciativa privada e o poder público.

No caso de empresas públicas, elas poderão receber aportes financeiros do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). Já as empresas privadas que participarem do programa receberão créditos tributários. A qualidade da água tratada deverá ser atestada pelo operador da ETE e fiscalizado pelo órgão ambiental estadual. O Executivo deverá regulamentar a norma, que entrará em vigor em 60 dias após sua publicação no Diário Oficial.

FOTO Rafael Wallace/Alerj

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.