Projeto inaugura mais uma  sala de xadrez em Mesquita

Na última terça-feira, 12 de novembro, a Primeira Igreja Batista de Mesquita passou a fazer parte do projeto ‘Xadrez para Todos’,  realizado pela subsecretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A celebração de abertura aconteceu às 9h, na Rua Paraná, 224, no Centro.

Na sala cedida pela igreja contará com a assistência de dois técnicos e uma central administrativa durante as terças-feiras, de 9h as 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do templo, por qualquer pessoa que tiver interesse em participar da ação.

A proposta do governo Jorge Miranda, através do projeto Xadrez para Todos, é incentivar o esporte, além de desenvolver a atividade cerebral e foco dos alunos. Esta é a terceira sala aberta na cidade com essa prática esportiva. A primeira foi no Fórum de Mesquita, situada na Rua Paraná, nº1, sala 205, no Centro. A segunda, na sede da subsecretaria de Esporte, situada na Estrada Feliciano Sodré, nº 2931.

Participantes do projeto durante a cerimônia de abertura

O subsecretário, Kléber Rodrigues, fala da importância dessa modalidade esportiva para a vida. “O xadrez, além de proporcionar ótimos benefícios para a saúde mental e emocional, com desenvolvimento da capacidade cognitiva, traz momentos de comunhão, de integração. É uma atividade para toda a família”, disse. Ele evidencia que o número de vagas depende do espaço oferecido, mas que já estão sendo negociados mais dias para que a atividade ocorra no local.

Um dos já consagrados alunos de xadrez de Mesquita, é também atleta renomado da cidade, Paulo Ribeiro, tem 15 anos e já garantiu 4º lugar no Sub-16 do Circuito de Xadrez Escolar da Zona Oeste para o time do município. Ele fala como a atividade lhe beneficiou. “O esporte mudou a minha vida, comecei a ter contato mesmo na escola, em 2017. Acabei aprendendo a interagir e me concentrar melhor”, refletiu. 

Um dos responsáveis pela igreja, o pastor Renato Reis, descreveu também a necessidade de uma ação como esta nas congregações religiosas. “Uma poderosa ferramenta e valorização humana, que promove o acolhimento. O objetivo é atrair pessoas para que, através desse lugar, elas sintam o amor e cuidado”, sugere.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.