Projeto oferece caiaquismo para pessoas com necessidades especiais

Um projeto desenvolvido em Mangaratiba promove a inclusão de crianças, jovens e adultos especiais em uma modalidade com pouca visibilidade no cenário esportivo: o caiaquismo. O “Unidos Fishing – Um dia especial para pessoas especiais”, foi criado com o objetivo de socializar e proporcionar atividades que colaborem com a coordenação motora e equilíbrio dos participantes e integração entre os familiares.

Segundo o coordenador do projeto, Anderson Montenegro, que é fundador do grupo de pesca de caiaque Unidos Fishing  e também um dos diretores da Liga Kayak Fishing RJ – Brasil, os encontros do grupo acontecem uma vez a cada três meses e a ideia é expandir e atrair novos participantes.

“O objetivo do projeto é poder atender mais crianças, jovens e adultos especiais e apresentá-los ao nosso esporte. O grupo é composto por uma equipe multidisciplinar, incluindo psicopedagoga, salva-vidas e bombeiros. Contamos com o apoio de voluntários e de profissionais de educação física para dar suporte as atividades e os próprios pais dos participantes do projeto nos ajudam na divulgação do evento pelas redes sociais. Atualmente temos participantes de várias localidades do Rio, Baixada Fluminense, Niterói e Região dos Lagos”, explica Anderson reforçando que o grupo é mantido com doações dos próprios membros. 

Atualmente, o projeto tem parceira da Prefeitura de Mangaratiba, que oferece a estrutura para realização de cada encontro, e conta com a colaboração de outros grupos de caiaques, entre eles, o Vara Armada, Amigos do Caiaque RJ e Motivo do Divórcio, todos pertencentes a Liga Kayak Fishing RJ – Brasil.

O primeiro encontro foi  realizado em dezembro de 2018, o segundo em março deste ano e o terceiro foi realizado no mês passado, na Praia do Saco. “ No dia do evento, oferecemos café da manhã, frutas e almoço. Os participantes ganham uma camisa e uma medalha de presente. Para participar é só fazer um cadastro. O último encontro contou com 150 participantes e o no próximo já temos mais de 200 cadastrados”, explica ele, lembrando que o próximo evento será em janeiro de 2020.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.