Projeto que prevê tombamento do Hospital Iguassú é aprovado

Foi aprovado em primeira votação durante sessão plenária da Câmara Municipal de Nova Iguaçu de terça-feira (09/04), projeto de lei de autoria do vereador Dr. Robertinho (PP), que prevê o tombamento do Hospital Iguassú, reinaugurado semana passada, como patrimônio cultural do Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural – e o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

A medida, segundo o vereador, visa garantir que a unidade hospitalar, inaugurada em 1935, não seja descaracterizada ou destruída no futuro.

Para preservar a parte histórica do hospital, foi construído o Memorial Iguassú, no subsolo do prédio, com fotos da construção, do lançamento de sua pedra fundamental, em 1931, com a participação do então presidente Getúlio Vargas, e da inauguração. A fachada com a histórica escadaria e também a da lateral foram preservadas, passando por revitalizações.

O Hospital Iguassú foi construído pela Prefeitura na Praça João Pessoa e inaugurado em 31 de março de 1935 pelo então prefeito Sebastião Arruda Negreiros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.