Queimados comemora Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, e Dia da Bíblia

Queimados, na Baixada Fluminense, terá uma extensa programação para comemorar o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, e o Dia da Bíblia. As ações gratuitas acontecem entre os dias 7 e 10 de dezembro, e terão shows, missas, procissões e uma caminhada.

No dia 7, o Coletivo de Batalha de Rimas de Queimados realizará a Batalha dos 7. O evento, que começa às 20h, terá a participação de sete MCs que irão se enfrentar em uma disputa de versos. No dia 8, feriado municipal em comemoração ao dia da padroeira, a cidade receberá o show da cantora católica Adriana Arydes, às 20h. 

A programação para o dia 8 de dezembro também inclui ações em homenagem à padroeira da cidade. A procissão sairá da antiga Matriz, localizada na praça que leva o nome da santa, às 18h, e seguirá em direção à  nova igreja, localizada no Centro, com missa às 19h. 

Já no dia 9, em comemoração ao Dia da Bíblia, a cidade receberá o show do cantor gospel Marcus Salles, às 20h. A apresentação, que começa às 20h, promete ser uma experiência única de fé e música. Os shows vão ocorrer no Parque de Eventos (Rua Vinte e Três, sem número – Pacaembu). 

Para fechar a programação, no dia 10, será realizada a Caminhada do Dia da Bíblia. A saída será da Praça dos Eucaliptos, às 9h, com chegada na Praça da Bíblia, que será inaugurada após reforma. A praça passou por revitalização, que incluiu a Bíblia, que é símbolo da praça, além de academia para terceira idade, canteiro para jardinagem, pergolado, jogos de mesa. 

Patrimônio histórico e cultural de Queimados 

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição – antiga matriz –  encontra-se na Avenida Irmãos Guinle, numa das principais praças localizadas no centro da cidade, que também ganhou o nome da santa.  

Parte da fachada desabou em 1949 e foi reconstruída depois, com a torre central mais alta, onde foi embutido um oratório. Na ocasião, também foram refeitos os altares. Em 1989, quando Queimados ainda pertencia a Nova Iguaçu, a Igreja foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio (INEPAC).  

Na fachada, uma grande imagem chama atenção de todos que passam pela praça: a escultura da Nossa Senhora da Conceição. Doada pela Família Castanheira – composta por religiosos e devotos da cidade – na década de 70, a santa é uma grande marca não só para os fiéis, mas também para todos que transitam pelo local diariamente.

Foto: Igor Lima

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.