Queimados inicia o terceiro curso de Hortas Urbanas

Com o objetivo de utilizar melhor o solo do município, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, deu início ao terceiro curso de Hortas Urbanas. A ideia é que os participantes aprendam a utilizar os pequenos espaços das áreas urbanas para realizar os mais variados tipos de plantações.

O curso é dividido em três módulos, sendo duas aulas práticas e uma teórica, todas ministradas pelo Agente de Desenvolvimento Rural da Emater-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro), Sidney da Silva. Entre os assuntos abordados ao longo do curso estão: cultivo e preparo do solo, controle alternativo para evitar pragas e doenças, além da utilização do resíduo orgânico doméstico como adubo.

Já no último módulo, o curso será finalizado com uma aula prática de preparo de canteiros e plantio de mudas e horta vertical, para que os alunos coloquem em prática tudo o que aprenderam em sala e, posteriormente, consigam realizar o plantio em suas residências.

Quem está animado com o curso é o morador do bairro Santo Expedito, Luiz Gustavo. “Esse curso é de extrema importância para nós, pois nos ensina a utilizar melhor os tipos de solo que temos em casa”, destacou o aluno.

Idealizador do curso em Queimados, o Engenheiro Agrônomo Tarcísio Moura destacou o sucesso nas três edições: “Esse é o terceiro curso de Hortas Urbanas que estamos realizando aqui na secretaria e mais uma vez está sendo um grande sucesso. As inscrições foram preenchidas em menos de um dia e já estamos com projeto para abertura de uma nova turma para o início do próximo semestre”, destaca.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.