Queimados leva testes rápidos a sete unidades de saúde e estabelece novos critérios para realização do procedimento

Para garantir resultados eficazes na luta contra a Covid-19, a Prefeitura de Queimados divulgou novos critérios para a realização dos testes rápidos disponibilizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.  As principais mudanças estabelecidas pela gestão é que o procedimento será estendido a sete unidades de saúde do município e o Centro Municipal de Triagem da Covid-19 não realizará mais os exames, passando a funcionar exclusivamente para internação e tratamento da doença. Até o momento, mais de 6.680 pessoas já fizeram o exame. De acordo com o boletim divulgado na última quinta-feira (14), 439 casos foram confirmados no município.

O prefeito Carlos Vilela falou sobre as mudanças. “No primeiro momento precisávamos chegar o mais rápido possível aos que estavam contaminados. Por isso, colocamos o principal polo de testagem no Centro de Triagem, num local bem conhecido e central. Tivemos bastante sucesso com quase 7 mil pessoas testadas.  Agora precisamos ser mais pontuais e levaremos os testes para os bairros, assim evitamos grandes circulações e aglomerações”, destacou.

Entre os que poderão fazer os testes rápidos na rede municipal de saúde, estão: profissionais da rede pública de saúde e de segurança pública que atuam no município; idosos com sintomas de síndrome gripal que residem em instituições de longa permanência e/ou portadores de comorbidades de risco para Covid-19; pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam com profissionais de saúde ou segurança pública e pessoas que apresentam síndrome gripal e que tiveram contato com pacientes confirmados para Covid-19.

Estão autorizadas também a realização de contraprova de casos suspeitos que estão em estado grave ou crítico e que apresentaram resultado negativo, além de pessoas diagnosticadas clinicamente e monitoradas pela secretaria Municipal de Saúde. Em todos os casos, o paciente deverá apresentar os sintomas há mais de sete dias e passar por avaliação médica em uma das unidades antes de realizar o exame.

“Estamos seguindo todo o protocolo do Ministério da Saúde. Estas mudanças são necessárias para que a população de Queimados tenha prioridade nos testes, além de estabelecer normas para que a confiabilidade dos exames seja a máxima possível. Por exemplo, é primordial que o paciente esteja com pelo menos sete dias de sintoma para que o resultado seja eficaz”, disse o secretário municipal de Saúde, Osiris Mello.

Locais, dias e horários para a realização dos testes:

CEMEQ – Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher

Avenida Camilo Cristófano, 100, Fanchem – Queimados

De segunda a sexta, das 8h às 17h

ESF Jardim da Fonte

Estrada das Piabas, s/n – Eldorado – Queimados/RJ

(21) 3698-8717

De segunda a sexta, das 8h às 17h

Clínica da Família Mauro Ferreira de Castro – ESF Belmonte

Travessa Campo Alegre, s/n – Belmonte – Queimados/RJ

(21)2665-8491

Segunda (8h às 17h), terça (8h às 17h) e quinta (manhã)

Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas – ESF Valdariosa

Rua Juno, Lote 9 Quadra 20 – Valdariosa – Queimados/RJ

(21) 3698-5056

Quarta e sexta (8h às 17h)

Clínica da Família Marial Agrael de Oliveira – Camões

Rua Dona Narcisa Pereira, s/n – Luiz de Camões – Queimados/RJ

(21) 3698-2642

Segunda, Terça e Quinta (8h às 17h)

Clínica da Família Irlan Souza Macedo – ESF Santiago

Rua Deodoro de Almeida, s/n – Santiago – Queimados/RJ

(21) 2665-7080

Segunda, terça e sexta (das 8h às 17h)

Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas

Rua da Batalha, s/n – Roncador – Queimados/RJ

(21) 3699-2228

Segunda, quarta e quinta (8h às 17h)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.