Queimados registra queda  nos casos de covid-19

A luta contra o novo coronavírus não para e o trabalho realizado pela Prefeitura de Queimados, por meio do Gabinete Científico e da Secretaria Municipal de Saúde, já mostra resultados positivos. Há seis semanas o município da Baixada Fluminense vem registrando quedas nas taxas de incidência e detecção da doença (atualmente em 0,84 e 0,17, respectivamente). A melhora nos indicativos da cidade, segundo o órgão, só foram possíveis por conta da intensificação de ações de fiscalização, da prorrogação do isolamento social e da ampliação da testagem rápida no mês de maio.

As taxas de incidência (TI) indicam o número de novos casos ocorridos sem um certo período em uma população específica. Já a taxa de detecção (TD) corresponde ao percentual de pessoas afetadas não identificadas positivamente pelo teste. “A queda nesses dados começou a partir da 20º semana, entre os dias 10 e 16 de maio, quando o município registrava 5,34 (de TI) e 1,74 (de TD). As ações mais efetivas e o controle da doença, por meio de testagem e tratamento ainda na primeira fase da doença, ajudaram muito reduzir esses números”, explicou o Epidemiologista, Marcos Lagrotta, que faz parte do Gabinete Científico do município.

Para o prefeito Carlos Vilela é gratificante ver os resultados positivos de medidas tomadas em favor da vida. “A segurança e saúde da população queimadense é o que mais importa. Por isso, adquirimos 20 mil testes rápidos e os disponibilizamos em todas as unidades de saúde, além de montarmos o primeiro Hospital de Campanha da Baixada Fluminense, que já atendeu mais de 2 mil pacientes. Ainda não vencemos o vírus, mas esses dados mostram que estamos no caminho certo”, destacou o gestor.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Elton Teixeira, o apoio do Gabinete Científico Covid-19 tem sido fundamental para gerenciar melhor os dados e traçar planos de reabertura, fiscalização e contenção da contaminação da doença na cidade. “Além de contar com as informações técnicas desses estudiosos, precisamos da ajuda da população em cumprir as medidas de isolamento social, usar máscaras e reforçar práticas de higiene como lavar as mãos com sabão e utilizar álcool em gel. A conscientização de cada um é fundamental para proteção de todos”, reforçou o Secretário.

Testagem rápida em todas as unidades de saúde

Em busca de resultados ainda mais eficazes na luta contra o novo coronavírus, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a disponibilizar testes rápidos gratuitamente em todas 17 unidades básicas de saúde da cidade. O serviço, que já era ofertado em sete postos da rede, é direcionado a pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse seca, coriza, perda de paladar ou olfato há mais de uma semana. O resultado do procedimento sai em cerca de 15 minutos.

Para realizar o exame, basta procurar a unidade de saúde mais próxima, portando identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.