Reforço no policiamento reduz índices de roubos  nas vias expressas da Região Metropolitana

Definido no início do ano passado como umas das principais medidas para reduzir a incidência criminal na Região Metropolitana, o reforço no policiamento preventivo e ostensivo nas vias expressas tem proporcionado excelentes resultados. No primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, os indicadores estratégicos de crimes contra o patrimônio nas três principais vias expressas – Avenida Brasil e Linhas Amarela e Vermelha – registraram reduções expressivas: os roubos de rua e no interior de coletivos sofreram queda superior a 70%  e os roubos de carga e de veículos foram reduzidos em mais de 35%.

Por trás dos números, estão um planejamento bem estruturado montado pelo Comando da Corporação com base em análise de manchas criminais e o empenho diário de policiais militares do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas), com apoio fundamental do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões).

 Com recomposição do efetivo, reforço na frota de viaturas e requalificação contínua da tropa, o comando do BPVE tem obtido  êxito na estratégia de policiamento preventivo e ostensivo ao longo das vias expressas. Recentemente, a unidade passou a contar com mais cinco guarnições para patrulhamento preventivo em pontos estratégicos das vias e duas equipes de GAT (Grupamento de Ações Táticas).

 O resultado de todo esse esforço tem sido demonstrado em números. Em comparação com o igual período de 2019, o primeiro semestre deste ano registrou quedas acentuadas de roubos de rua (-70%), roubo no interior de coletivo (-74%), roubo de veículos (-38%) e roubo de carga (-36%).

 Em números absolutos, a incidência de roubos de veículos e de carga neste primeiro semestre de 2020 é a menor para o mesmo período dos últimos cinco anos.

 Para o comandante do BPVE, Tenente-Coronel Olavo Otávio Ramos, o bem sucedido policiamento nas vias expressas tem reflexos positivos na redução da incidência criminal em outras regiões, como, por exemplo, a capital do estado e a Baixada Fluminense.

 “A nossa presença 24 horas por dia, de segunda a domingo, nas vias expressas contribui de forma muito significativa para reduzir a circulação de criminosos entre bairros e cidades da região, proporcionando a diminuição da incidência criminal e maior sensação de segurança para os cidadãos”, explica o Tenente-Coronel Olavo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.