Representatividade negra na literatura  infantojuvenil entra em cena em Queimados

A literatura infantojuvenil tem dado espaço para o protagonismo negro cada dia mais. Por isso, esse gênero ganhará destaque nesta segunda-feira (25) com a visita da escritora Sinária Rúbia a cerca de 600 alunos da Escola Municipal Metodista, em Queimados, na Baixada Fluminense. Serão dois encontros entre a autora da obra “Alafiá: Uma Princesa Guerreira” e seus jovens leitores (às 10h e 13h) promovidos no Teatro Municipal Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 1180, Pacaembu).

 Contação de histórias, enfrentamento ao racismo, além de um bate-papo com a escritora farão parte de uma programação que promete ser de muita reflexão sobre a representatividade negra. “É muito importante trabalharmos a questão de pertencimento, principalmente de nossa cor e raça. Falar sobre esse trabalho é fundamental, principalmente no mês da Consciência Negra”, enfatiza a Diretora da Unidade, Ana Cristina Maurício.

 O livro conta a história de uma princesa africana do antigo reino de Daomé, que veio capturada para o Brasil através do tráfico negreiro no período em que o Brasil era colonizado pelos portugueses. Na luta contra a escravidão, a jovem se tornou uma guerreira quilombola.

A Articuladora de Leitura da unidade, Isabella Mello, destaca a importância do encontro. “Estamos felizes em receber a autora em nossa escola. Trabalhamos durante nosso período letivo os temas que o livro aborda com todos os alunos. Será um momento oportuno para falarmos da formação da população negra no Brasil, principalmente sobre os momentos que essas pessoas enfrentaram durante a chegada dos portugueses”, conta a docente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.