Rio de Janeiro criou quase 210 mil postos de trabalho formal nos últimos 12 meses

O Rio de Janeiro segue avançando com resultados positivos na geração de empregos: fechou o mês de maio desse ano com 20.226 vagas preenchidas, número 15,8% maior que o mesmo mês do ano passado. No acumulado de junho de 2021 a maio de 2022, foram criados 209.863 postos de trabalho no Estado do Rio de Janeiro. Esses números constam dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (28/06) pelo Ministério do Trabalho e Previdência e analisados pelo Observatório do Trabalho da secretaria de estado de Trabalho e Renda.

“Recuperamos a capacidade de investimento público e vamos avançar ainda mais na geração de empregos com carteira assinada, com a exitosa adesão do estado ao novo Regime de Recuperação Fiscal. Trabalhamos na execução de ações para aumentar a produtividade do estado e programas que favoreçam a inserção no mercado de trabalho de forma a garantir um futuro melhor para o Rio de Janeiro e sua população”, declarou o governador Cláudio Castro ao tomar conhecimento dos últimos resultados do novo Caged.

Os dados do mês de maio do novo Caged colocam o Estado do Rio em 3º lugar no ranking nacional de postos formais, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. Ainda de acordo com o Novo Caged, em maio os municípios que mais se destacaram na recuperação da empregabilidade foram o Rio de Janeiro, com 7.262 vagas criadas; Campos dos Goytacazes, com 1.858 e Itaperuna, que gerou 1.577 postos de trabalho, ambos na região noroeste do estado; Duque de Caxias, com 1.454, e Nova Iguaçu, com 1.175 novos empregos, na Baixada Fluminense.

Todos os cinco setores de atividade econômica analisados tiveram saldo positivo. O setor de Serviços liderou as contratações, com 10.093 novos postos de trabalho, seguido pela Construção, com 4.181. A divisão por gênero também foi verificada e mostrou que os homens ocuparam 58,2% das posições e as mulheres 41,8%. Por idade, o maior saldo de vagas foi entre as pessoas de 18 a 24 anos (9.238) e, por escolaridade, a maioria dos postos foi ocupada por aqueles que possuem o ensino médio completo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.