Rogerio Lisboa autoriza retomada das aulas presenciais nas escolas privadas em Nova Iguaçu

As escolas privadas de Nova Iguaçu poderão retomar as atividades presenciais. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (18) por meio da Resolução nº 6 de 17 de setembro de 2020, da Secretaria Municipal de Educação, onde ficam estabelecidas  as recomendações   sanitárias   e administrativas  a  serem  adotadas  pelas  instituições  de  ensino  privadas, com classes de educação infantil e na modalidade creche, no retorno às atividades presenciais, para fins de prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus enquanto perdurar o estado de pandemia por COVID -19.

De acordo com o texto, o  retorno  das  atividades  educacionais  presenciais deverá ocorrer de forma gradual com no máximo 30% do número de vagas  usuais, em etapas e com revezamento.

As  instituições de  ensino deverão adotar uma série de medidas gerais como parte das ações de prevenção e controle da transmissão da COVID-19. Entre elas:

I – manter registro atualizado  dos contatos  de  emergência dos alunos e

funcionários;

II – assegurar  o  uso  permanente  de  máscaras,  por  parte  de  todos  os

funcionários, em todas as dependências do estabelecimento, obedecendo

a troca da máscara a cada duas horas.

III  – estabelecer  estratégias  para  adequada  troca  das  máscaras  pelos

alunos  e  prestar  a  devida  assistência  e  supervisão  do  uso  de  máscaras

por crianças, em especial as que apresentarem dificuldades ou maior grau

de dependência;

IV – providenciar, antes do retorno das aulas presenciais, toda a estrutura

e recursos necessários para implementar as ações de prevenção; e,

V – suspender  imediatamente  as  aulas  em  caso  de  falta  de água,  preparações  alcoólicas  a  70%  (setenta  por  cento),  sabonete  líquido, toalhas de papel ou outros produtos de higiene, retornando as atividades apenas   após   o   restabelecimento   das   condições   necessárias   para prevenção do novo coronavírus.

Com relação ao distanciameno social, de acordo com a resolução, as insituições privadas deverão adotar as seguintes medidas:

I – disponibilizar  materiais  e  orientações  aos  pais  ou  responsáveis  para realização de atividades educacionais com as crianças no domicilio sobre Covid-19;

II –colocar  os  berços  ou  outros  locais  onde  as  crianças  dormem  com distanciamento de aos menos 1,5 metro. Profissionais devem fazer uso de máscara a todo momento;

III – organizar a entrada e a  saída de pais ou responsáveis, que devem usar máscaras;

IV – recomendável que a mesma pessoa, exceto as de grupo de risco para COVID-19, leve e busque a criança todos os dias. Todos devem fazer uso de máscara;

V –fazer intervalos intercalados entre as turmas para reduzir a quantidade de crianças em um mesmo espaço. A entrada  em horários diferentes, com dez  minutos  de  intervalo  entre  cada grupo,  para  evitar  aglomeração  na porta;

VI –atividades de movimento podem ser realizadas com grupos menores de crianças, preferencialmente ao ar livre, e os profissionais devem fazer uso de máscara;

VII – separar as crianças em grupos ou turmas fixos e não misturá -las;

VIII – sinalizar rotas dentro das escolas, para que os alunos mantenham distância entre si;

IX – fomentar horários alternativos e escalas de  trabalho;

X – sentar as crianças mais afastadas  umas das outras, sugira que elas façam alongamento, abrindo os  braços, mantendo espaço para que  não encostem nos colegas;

XI – orientar as crianças se cumprimentarem a distância;

Estas e outras recomendações podem ser conferidas na edição desta sexta-feira, 18 de setembro, do Diário Oficial de Nova Iguaçu https://diario.novaiguacu.rj.gov.br/visualizar?diarioOficial=474

25 comentários sobre “Rogerio Lisboa autoriza retomada das aulas presenciais nas escolas privadas em Nova Iguaçu

  1. Meu filho não retornará este ano. foi difícil adpta-lo as aulas online e agora que tudo está em andamento seguro e eficaz, seria insano retornar já no término letivo para uma nova adaptação ao que chamam “novo normal”. Ele ficou em casa, fez isolamento total e o uso da máscara seria uma luta diária, além do mas as aulas não ocorreriam diariamente. Não vejo motivo pra correr risco e mexer no que já está dando certo. Só retornará no próximo ano.

  2. Insanidade Mental dos governantes eleitos pelo o povo, exporem as crianças diante dessa pandemia.
    Qual o remédio imediato de cura para o coronavirus.

  3. Troca de máscara de 2 em 2 horas? Vc acha mesmo que terão sucesso nisso? Já quase em outubro? Pra fazer um moleque retardado abrir um livro ou um caderno já é dificil, que dirá controlar esse tipo de coisa. Vai ser uma catástrofe. Deixa em casa mesmo e em fevereiro no novo ano letivo as coisas voltam no “antigo normal”

  4. Nosso Prefeito está permitindo o Retorno às aulas Presenciais seguindo os Cuidados Necessários, bem como as Restrições também adequadas ao processo de Retorno. Jamais nosso Prefeito usou termo de OBRIGAR alguém a fazer alguma coisa. As instituições que assumirem Retornar, precisa tomar as medidas necessárias. Sei que não cai uma folha da árvore sem que Deus permita, então precisamos apenas ter os Cuidados necessários!!! Concordo com nosso Prefeito.

  5. Sou contra o retorno das aulas nesse momento o vírus ainda circula e não temos vacina.as escolas se estruturaram para as aulas on LINE e as crianças se adaptaram as mesmas.nao seria ideal o retorno no momento.

  6. Onde é que o Prefeitinho de Nova Iguaçu está escondendo os Remédios recebidos do Governo Federal e que deveriam ser entregues a população nos Postos de Saúde.
    Cadê os REMEDIOS Prefeito ? ?

  7. Rogério Lisboa,os donos dos COLÉGIOS particulares terão que pagar o décimo terceiro, é por isso que você quer o retorno das aulas,,,fala aí,,,acertei NÉ. ou não…..Fala aí Rogerinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Só acho interessante,os comentários das pessoas que são contra o retorno às aulas,porém,estamos vendo praias,restaurantes,bares,shows em alguns locais,lotados,nessas horas ninguém se lembra que estamos em meio à uma pandemia,e de fazer isolamento social,mas os filhos ñ podem retornar à escola!
    Hipocrisia do Carvalho!😏

  9. Total irresponsabilidade. Os casos estão aumentando. Já estamos no final do ano. Faltam 2 meses para fechar o ano. Desnecessário este retorno precoce

  10. Meus filhos também não retornam. Só quem conhece a rotina escolar tem ideia de como é quase impossível seguir essas regras . Imagino que o prefeito esteja sendo pressionado pelos empresário do ramo. Cabe aos pais decidirem se seus filhos retornam ou não. Os meus não irão retornar.

  11. Bom não concordo nesse momento, praticamente no final do ano letivo fazer essa retomada, Sou professora e digo que vai ser praticamente impossível conduzir uma turma mesmo sendo reduzida a 30%, é facil na teoria indicar as medidas cabíveis sanitárias o difícil será colocar em prática. O professor não é Super herói para conseguir manter o distanciamento entre os alunos,tenho a certeza o Prefeito não tem noção do que a verdadeira pratica dentro de uma sala de aula.

  12. Prefeito, não estou entendo prq isso agora? A contaminação aumentou, não temos vacina, o vírus está circulando e depois de tudo que estamos passando, vc autoriza o retorno das aulas presenciais? A quem interessa essa honra faltando dois meses pro ano letivo acabar? A vida das crianças sendo colocadas em perigo. Quem vai garantir o atendimento, caso haja contaminação, o exame do Covid é caro, uma TC é cara. É nem temos hospitais pra todos. Me decepcionei com vc, estava aplaudindo sua gestão em relação ao Covid, já não te vejo mais como via. Se ajoelhou. E o povo não tá sendo priorizado, será que é prq tá perto das eleições?

  13. Eu acho que não as crianças tem que continuar fazer suas aulas online pois o vírus ainda circula por aí porque não colococam logo a vacina isso não se fala .

  14. Gente, ele falou 30%!! Os outros, continuaram assistindo de casa! Se vc é contra, DEIXE SEU FILHO EM CASA!! Esse retorno não será obrigatório! Ele autorizou, ele não obrigou! Que é a favor ou quem não é do grupo de risco, vai.
    Agora eu quero saber, se tb estão evitando shopping, praia, festas, etc, É muita hipocrisia!!!
    Se cuidem , se protejam, mas se respeitem!!!

  15. Interessante esse retorno. Temos gente trabalhando e que não trazem contágio!! Fala sério. Nenhuma criança participa de aglomeração! Acredite se quiser. Após a eleição, tudo vai retornar.

  16. Se foi liberado o retorno as aulas das entidades privadas. Porque as Escolas da Rede Pública não retornarão? As crianças da rede privada é auto-imune? os pais são super-heróis? os avós….esses não tem nem classificação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.