São João de Meriti inicia reabertura do comércio

A prefeitura de São João de Meriti, iniciou na segunda­-feira (1º) a reabertura de parte do comércio e escritórios da cidade, após as medidas restriti­vas tomadas desde 16 de março e que foram ampliadas em 13 de maio, para conter a pandemia de covid-19. O anúncio foi feito por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook do prefeito, Dr. João, na sexta-feira (29).

No vídeo, o prefeito afir­mou que a decisão foi tomada após reuniões com empresários, o gabinete de crise, a Secretaria de Saúde e diretores das emer­gências dos hospitais. De acordo com ele, houve na última sema­na uma estabilização no número de casos confirmados na cidade e um leve aumento nos óbitos.

“Após várias reuniões du­rante essa semana, nós toma­mos a decisão de tornar um pouco mais flexível o comércio da nossa cidade e abrir algum tipo de comércio que estava liberado no decreto anterior. Estavam abertos os supermer­cados, as farmácias, material de construção, comércio de autopeças, as mecânicas, bor­racheiros, clínicas de saúde e mercados de pet”.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saú­de (SES), São João de Meriti tem atualmente 868 casos confirma­dos de covid-19 e 96 óbitos.

Dr. João afirmou que um decreto especificando os estabelecimentos autorizados a funcionar e os cuidados neces­sários seria publicado hoje, mas o Diário Oficial do Município não estava disponível na página da prefeitura até o meio-dia.

Segundo o anúncio do prefeito, estão autorizados a funcionar a partir de hoje os escritórios de advocacia, conta­bilidade e arquitetura, as lojas de revenda de automóveis, os restaurantes, as barbearias e salões de beleza, lojas de avia­mento e armarinhos, óticas e estacionamentos particulares.

O uso de máscara é obri­gatório, assim como a disposi­ção de álcool 70% na entrada do comércio, termômetro in­fravermelho para medir a tem­peratura de todos os clientes, máximo de três clientes por loja e distanciamento entre eles.

Continuam fechados bares e botequins, todos os cultos reli­giosos, salões de eventos e festas, academias, feiras, ambulantes, shoppings e lojas de roupa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.