A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) realizou, na quarta-feira, (18), a formatura de 39 alunos do Curso de Inteligência Penitenciária. O curso é voltado para servidores de órgãos de todo o país, com o intuito de apoiar as unidades da federação na área de especialização prisional. Estiveram presentes à solenidade o secretário Alexandre Azevedo; o desembargador Antônio Jayme Boente; o juiz aposentado Aílton Hélio; além de subsecretários e superintendentes da Seap.

“É uma honra participar da formatura desse curso, que é referência no Brasil. Sabendo da importância do nosso papel na especialização de agentes de todo país, o governador Wilson Witzel viabilizou a formação de mais uma turma, que já começa na próxima sexta-feira, dia 27”, disse o secretário Alexandre Azevedo.

A capacitação, que teve duração de um mês, contou com a participação de inspetores penitenciários dos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Norte, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, Roraima, Espírito Santos e servidores de órgãos como as Polícias Civil e Militar, entre outros. Referência nacional no âmbito de inteligência prisional, o curso da Seap é indicado pela Direção de Inteligência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) a servidores do sistema penal. 

O formando Francisco Camurça Bezerra Neto, chefe do setor de Inteligência Penitenciária do Amazonas, de 32 anos, falou sobre o curso. “Foi uma experiência ímpar, pois o Rio de Janeiro é o berço da inteligência penitenciária no país. Sem dúvida, essa iniciativa foi um diferencial para a minha carreira. Meu objetivo, agora, é convidar os instrutores do curso para fazer uma capacitação similar em Manaus”, finalizou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.