A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) deu início, nesta quinta-feira (12/03), à primeira ação de orientação ao contribuinte e de combate à sonegação no Sistema Fisco Fácil. A Receita Estadual detectou divergências de mais de R$ 3,5 bilhões, o que resultaria em aproximadamente R$ 700 milhões em ICMS sonegado.

A Operação Pente Fino tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias em pequenas e médias empresas que atualmente apresentam inconsistências como diferenças entre as informações da máquina de cartão de crédito e os dados de arrecadação informados à Receita. Os contribuintes que tiveram problemas detectados receberão intimações dos Auditores Fiscais da Receita Estadual. A autorregularização por meio do sistema Fisco Fácil pode ser acessada pelo portal da Sefaz-RJ (www.fazenda.rj.gov.br), na parte de serviços, link “Fisco Fácil”.

“O Sistema Fisco Fácil é de grande importância, pois permite que o contribuinte se autorregularize. No entanto, quando isso não acontece, o Fisco deve agir. Esse valor de ICMS não recolhido poderia ter sido usado na manutenção e melhoria dos serviços públicos”, afirmou Rodrigo Aguieiras, superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ.

Desde o início deste ano, a Receita Estadual já realizou 19 operações para combater a sonegação de impostos e orientar os contribuintes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.