Secretaria Especial de Integração Metropolitana realiza visita técnico a Bacia do Guandu

A Secretaria Especial de Integração Metropolitana – SEIM, fechando as celebrações pelo mês em que se comemora o dia Mundial da Água, está realiza nesta sexta-feira (31/03), a primeira visita técnica a Bacia do Rio Guandu. A Estação de Tratamento e Abastecimento (ETA) é a maior do mundo. O Sistema abastece cerca de 9 milhões de pessoas, na Capital e Região Metropolitana.

Uma comitiva, composta por secretários de quatro (4) municípios limítrofes ao sistema de abastecimento do Guandu, além de representantes do Instituto Rio Metrópole e da CEDAE, irão percorrer a Estação e o grande reservatório denominado Lago do Iguaçu.

Segundo a SEIM, a proposta da visita surgiu de um diálogo entre a própria SEIM e a prefeitura de Nova Iguaçu, com o objetivo fazer o reconhecimento da atual situação da Bacia do Rio Guandu e estimular a integração na preservação do ecossistema.

– Será a primeira vez que uma secretaria de meio ambiente da capital visita o Guandu. Queremos reforçar a importância dos investimentos em saneamento. A previsão contratual referente à concessão monta R$ 1,4 bilhões a serem investidos pelas Águas do Rio. Mas, sobretudo queremos nos colocar a disposição para juntos pensarmos soluções viáveis para melhorar a qualidade da água, que chega através dos rios que abastecem esse sistema. – explica Aquiles Barreto secretário de Integração Metropolitana

Além da secretária de Meio Ambiente e Clima da cidade do Rio Tainá de Paula e do anfitrião  Fernando Cid , secretário de agricultura e meio ambiente de Nova Iguaçu, acompanharão a vista a secretaria de meio ambiente de Seropédica Flávia Constantino, a secretaria do ambiente e desenvolvimento sustentável de Japeri Meire Lucy e os representantes do Instituto Rio Metrópole (IRM) e da CEDAE.

Para Henrique Silveira subsecretário de Integração Metropolitana, com a criação da SEIM o prefeito Eduardo Paes, determinou que a Capital ampliasse a cooperação com o entorno da Região Metropolitana, buscando identificar problemas comuns e soluções integradas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.