Seminário marca Dia Nacional da Mulher Negra em Queimados

Para marcar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha,a Prefeitura de Queimados realizou, na manhã desta segunda-feira (25/07), um seminário para promover a reflexão sobre a importância da saúde e do enfrentamento às violações de direitos relativos às mulheres negras.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, contou com apresentações culturais do Grupo de Capoeira Feminino Raízes da Resistência, comandado pelo Mestre Cumprido, entre outras atividades.

Durante o debate, foram abordados temas como a desumanização e desqualificação em saúde, que tem como resultado uma expectativa de vida menor para a população negra. Os dados que mostram que as taxas de morte materna e infantil são maiores; além da violência produzir mais mortes e mortes mais precoces neste grupo, também tiveram destaque.

Presente no evento, o Prefeito Glauco Kaizer falou sobre a importância deste debate na gestão pública. “Nosso trabalho enquanto poder público, não é de fazer concessão, mas de reconhecer uma luta e uma resistência que se faz todos os dias, da maneira mais intensa que se possa imaginar. Dizer que o racismo estrutural não existe, é a maior falácia que o racismo estrutural conseguiu instituir “, comentou o gestor. 

Além dos debates, um vídeo comemorativo foi apresentado, com a declamação do poema “Não me Sonharam”, de Sandra Remígio, professora e escritora que integra a equipe da educação para as relações  étnico- raciais e salas de leitura da Secretaria de Educação do município. Poema este, que trouxe à luz o debate sobre a falta de oportunidades para a população negra, consequência do racismo presente na sociedade.

Participaram do evento os secretários de Direitos Humanos, Alexandre Monsores e de Saúde, Drª Marcelle Nayda; a autora e professora homenageada no evento, Sandra Remígio; a coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) Baixada; a subsecretária de Direitos Humanos, Ana Paula Ramos; a assistente social e coordenadora da Casa Dalva, Kizzy Tupã; entre outros.

Semana de eventos em comemoração à data

Além do seminário, outro evento marca a comemoração da data: a formatura das alunas que fizeram o curso de empreendedorismo oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, em parceria com a Universidade Estácio de Sá.

A solenidade acontecerá nesta quarta-feira (27), no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Av. Ver. Marinho Hemetério de Oliveira, 1180, Pacaembu), a partir das 10h.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.