Dezenas de artistas e produtores culturais da Baixada Fluminense se organizaram e publicaram ontem, 30 de março, uma carta manifesto em virtude da paralisação do setor cultural causada pelas medidas de contenção do novo Coronavírus/Covid-19, cobrando por políticas públicas que os atendam durante o período de quarentena. 

O documento intitulado como #CulturaBXDdeQuarentena está aberto para receber assinaturas de grupos e profissionais da cultural que atuam na região que soma 13 municípios. Ele propõe políticas públicas que evitem o colapso da cena cultural da Baixada Fluminense, um dos maiores polos de produção cultural do Estado do Rio de Janeiro, que mesmo sendo carente de equipamentos culturais, atende da melhor maneira possível a demanda reprimida criando condições para a realização de atividades, como, por exemplo, shows, saraus, cineclubes, palestras e debates.  

O impacto das medidas de isolamento é sinalizado no documento, que aponta carências na região como a ausência de editais e de programas de fomento às artes. Ele aborda ainda que a Baixada Fluminense está caminhando para “um colapso no circuito cultural local que depende quase que exclusivamente de público, ou seja, aglomerações”.

Nas políticas públicas, nem todas as cidades têm o ‘CPF da cultura’: Conselho, Plano e Fundo municipal de Cultura. Apesar de algumas cidades cumprirem este passo básico para organização do setor, nem todos têm o ‘CPF’ atuante e carecem de Conselhos municipais mais atuantes, Planos Municipais que sejam efetivamente aplicados ou ainda de Fundos Municipais com recursos ou sequer com contas bancárias abertas. Além disso, ainda carecem leis para regulamentação tanto do artista de rua quanto de eventos em praças públicas.

Em menos de 24 horas foram recebidas cerca de 300 assinaturas entre organizações e profissionais. Para ler a carta #CulturaBXDdeQuarentena e deixar sua assinatura, basta clicar nos links que estão abaixo. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.