Universidade Estácio oferece curso  de Gastronomia em Nova Iguaçu

Além de ser uma das maiores cidades da Baixada Fluminense, Nova Iguaçu é reconhecida na região por sua badalada e diversificada rede gastronômica. Um levantamento publicado pela Prefeitura em 2016, mostrava que o município possuía cerca de quatro mil bares e restaurantes espalhados pela cidade, criando 32 mil postos de trabalho diretos e indiretos.  Com o objetivo de ajudar a formar mão-de obra qualificada para atuar no setor, a Universidade Estácio de Sá (Unesa) criou o curso de tecnólogo em Gastronomia no campus Nova Iguaçu, que é o segundo maior em todo o estado do Rio de Janeiro.

Com foco na formação de chefs, oferecendo disciplinas elaboradas como Cozinha Asiática e Cozinha Mediterrânea, o curso também oferece formação aqueles que veem a preparação dos alimentos como um hobby e até mesmo para quem quer aprender e ir além das noções básicas. Este é o caso da psicóloga Ana Maria Amaral, 58 anos, que também tem formação em Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia. Até o fim de 2019 ela exerceu a profissão, mas de lá pra cá vem se dedicando cada vez mais à paixão pela confeitaria.

-Decidi fazer gastronomia porque é uma atividade que faz parte da minha vida desde os 14 anos, quando fiz meu primeiro bolo.  Depois disso, não parei mais de pesquisar e me aperfeiçoar. Fazia bolos e doces para os professores, amigos e familiares. Me formei em Psicologia, trabalhava na área,  mas continuava fazendo bolos e me atualizando sempre. Quando a Estácio NI abriu a primeira turma de Gastronomia, eu disse:  “agora vou fazer o curso da minha vida”- alegra-se a aluna.

Durante a pandemia, os encontros estão acontecendo de forma online, mas com o retorno das aulas presenciais, os alunos voltarão a ter acesso ao laboratório, que é composto por oito bancadas com equipamentos de ponta para a execução das aulas práticas.

O chef Marcelo Vieira foi o responsável pelo planejamento e atua na coordenação do curso de Gastronomia. Com formação em Ciências Econômicas e larga experiência na gestão de restaurantes e no ensino, o especialista acredita que incentivar o contato do aluno com o público faz a diferença.

– Não ficamos restritos à universidade, criamos eventos para que os alunos possam ter contato direto com o público. No ano passado nossa turma foi a um shopping da cidade para fazer uma preparação ao vivo para as pessoas que ali estavam. A experiência foi um sucesso – comenta Marcelo.

Para o diretor do Campus Nova Iguaçu, Demarques Ribeiro, além de formar novos profissionais, a Estácio tem o compromisso de ajudar a comunidade local a se desenvolver.

– Temos um grande potencial para ajudar a população de Nova Iguaçu, temos diversos cursos, inclusive na área de saúde que prestam serviços à população com prática supervisionada pelos nossos professores, que têm vasta experiência técnica. Em breve iniciaremos o atendimento no escritório modelo e arquitetura para ajudar pessoas de baixa renda na regularização de imóveis e documentação, por exemplo- explicou.

Para mais informações: 21 97987-2442 / Camila Carvalho – Gerente comercial

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.