Vacina contra covid-19: repescagem geral em Mesquita nesta quarta

Nesta quarta-feira (26/05) Mesquita segue em repescagem geral na vacina contra covid-19. Porém, com estoque de primeira dose apenas nas clínicas da família Jacutinga e São José. Assim, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários já convocados, mas que ainda não receberam a primeira dose, podem procurar um desses dois locais. No drive-thru, no entanto, o estoque de primeira dose foi zerado nesta terça-feira.

“Queremos avançar em outros grupos. Mas, para isso, precisamos de uma reserva maior de imunizantes para a primeira dose. Então, vamos aproveitar o que ainda temos para vacinar quem ainda não conseguiu ir aos postos”, explica a coordenadora de Imunização da Saúde de Mesquita, Sabrina Louroza.

Grupos já convocados

Grávidas e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente a partir de 18 anos, moradores de Mesquita a partir de 60 anos e profissionais de saúde que atuam ou moram na cidade e ainda não receberam a primeira dose são, então, os grupos que podem receber a primeira dose da vacinação contra covid-19 nesta quarta em Mesquita. Além disso, quem tomou a primeira dose de AstraZeneca ou CoronaVac na cidade e já está no prazo para receber a segunda dose pode se dirigir a qualquer um dos três postos de vacinação contra covid-19 do município. Isso porque tanto o drive-thru quanto as clínicas da Família Jacutinga e São José têm espaços exclusivos para a aplicação de segunda dose.

Documentação

Todas as pessoas que buscarem a vacina contra covid-19 em Mesquita precisarão apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, grávidas e puérperas a partir de 18 anos de idade devem apresentar original e cópia do relatório/pedido médico, indicando a comorbidade ou a indicação da aplicação da vacina. Quem é portador de alguma das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde também deve apresentar original e cópia de prescrição ou relatório médico para a vacina. No entanto, especificamente no caso dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar levando a última receita nominal prescrita pelo médico. Quanto aos profissionais de saúde, estes precisam comprovar a vinculação ativa com o serviço de saúde ou apresentar declaração emitida pelo serviço de saúde. Além disso, caso se trate de um morador de Mesquita que trabalhe em outra cidade, é preciso apresentar comprovante de residência. Outra exigência é a apresentação da carteira do respectivo conselho.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, “a deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento comprobatório, incluindo qualquer laudo da rede pública ou particular, independente de prazo de validade, que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência”.

Descrição do grupo prioritário das pessoas com deficiência permanente

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, descreve as características de cada grupo prioritário, estabelecendo quem deve ou não ser vacinado nesta fase. Em relação às pessoas com deficiência permanente, a indicação é de que se tratam das pessoas com:

1 – Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

2 – Grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo;

3 – Grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, mesmo com uso de óculos;

4 – Alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Postos de vacinação em Mesquita nesta segunda-feira:

– Drive-thru do Paço Municipal – Entrada pela Avenida Brasil, na Coreia. Segunda a sexta, das 8h às 16h. Sábados, das 8h às 14h. Só segunda dose de AstraZeneca e CoronaVac.

– Clínica da Família Jacutinga – Rua Barão do Rio Branco s/nº. Segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, das 8h ao meio-dia. Repescagem para primeira dose. Segunda dose de AstraZeneca e CoronaVac.

– Clínica da Família São José – Avenida União 676, em Santa Terezinha. . Segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, das 8h ao meio-dia. Repescagem para primeira dose. Segunda dose de AstraZeneca e CoronaVac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *