Vacinação contra a gripe começa na  próxima segunda-feira em Mangaratiba

A Secretaria de Saúde de Mangaratiba vai iniciar na próxima segunda-feira (19/04), a Campanha 2021 de Vacinação contra a Gripe (Influenza). E neste ano, de acordo com o Governo Federal, o cronograma de imunização será diferente e dividido por etapas.  Profissionais da Saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) serão os primeiros grupos a serem vacinados. Idosos, professores e demais pessoas deverão aguardar as próximas fases da campanha.

A aplicação da vacina para o 1º grupo será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Muriqui, Itacuruçá, Ranchito e Conceição de Jacareí, e também, nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de São Sebastião, Fazenda Ingaíba e Serra do Piloto.

Para receber a vacina será necessário levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS ou CPF. Já os profissionais de saúde deverão apresentar um documento que comprove a função, como crachá, contracheque ou carteira funcional. Não é necessário o agendamento e o uso de máscara é obrigatório.

De acordo com a Secretária de Saúde de Mangaratiba, Sandra Castelo Branco, em 2021 o Ministério da Saúde decidiu por alterar o cronograma de imunização da gripe para não desorganizar a vacinação contra a COVID-19. “Tendo em vista a pandemia, para que o atual calendário de vacinação contra a COVID não fosse prejudicado, o Ministério da Saúde resolveu mudar a ordem dos grupos prioritários da vacina contra a gripe. Pela primeira vez, idosos de todo o país só serão vacinados na segunda etapa da campanha”, explicou.

ATENÇÃO! Quem já tomou a vacina contra a COVID-19, deve respeitar o intervalo mínimo de 15 dias para se vacinar contra a gripe.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2021

1ª Etapa

Público-alvo: Profissionais da Saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias)

Locais de vacinação:

UBS Muriqui

UBS Itacuruçá

UBS Conceição de Jacareí

UBS Ranchito

ESF São Sebastião (Muriqui)

ESF Fazenda Ingaíba

ESF Serra do Piloto

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.