Vereadores aprovam a LOA/2024 para Nova Iguaçu

Com os votos favoráveis de todos os vereadores, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2024. Estimada no valor de R$ 2 bi e 342 mi, a Lei fixa as despesas para a cidade e é uma iniciativa do Poder Executivo. Estão previstos investimentos nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento urbano, buscando melhores condições de vida para a população. O texto foi estudado e avaliado pelos parlamentares, após audiência pública sobre o tema. A segunda e última discussão e votação aconteceu ontem, dia 5 de dezembro, no início da sessão plenária.

A mesma sessão aprovou vários projetos em segunda discussão:

– Criação do Dia do conselheiro municipal, a ser comemorado no dia 13 de junho (vereador Jeferson Ramos).

– Instituição da Semana Caroline Ribeiro de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos – Setembro Verde, realizada anualmente nos dias 24 a 30 de setembro (vereador Alcemir Gomes).

– Mudança do nome da rua Martins Guimarães para Elias Perciano, no bairro Jardim Guandu (vereador Vaguinho Neguinho).

Em primeira votação, destacamos os seguintes projetos de lei:

– Instituição do Programa de Equoterapia para crianças e adultos portadores de deficiência física e intelectual (vereador Claudio Haja Luz).

– Mudança do nome da rua Professor Paris para rua Professor Paulo de Tarso Machado de Barros – Paulinho do Leopoldo (vereador Dr. Robertinho).

Várias homenagens foram concedidas, com a entrega de Moções de Aplausos e Congratulações, pelos veradores Mauricio Morais, Maninho de Cabuçu, Vaguinho Neguinho e Dr. Robertinho. Entre os homenageados, profissionais da segurança e líderes comunitários.

O presidente Dudu Reina agradeceu a presença do ex-vereador Jorge Aguazul e o convidou para participar dos trabalhos. Dudu lembrou, ainda, de fatos importantes, alguns não muitos favoráveis, acontecidos no município. “Quero destacar a importância da realização da audiência pública, ocorrida na Casa na última segunda, dia 4, e que discutiu o Plano Diretor da cidade. São diretrizes, apresentadas pelos técnicos da prefeitura, relatando o que será feito em cada região. Importante falar, também, do chamamento público para quem queira receber a Bolsa Atleta. As inscrições estarão abertas até o dia 4 de janeiro de 2024, na Secretaria de Esportes e Lazer. Infelizmente não posso deixar de comentar o equívoco da empresa Cedae em realizar manutenção do Sistema Guandu justamente nesta época de grande calor. Muitas pessoas ficarão sem água”, afirmou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.