Agentes das operações Segurança Presente e Lei Seca participaram de capacitação sobre Violência Doméstica, ontem (7). A iniciativa da Secretaria de Governo e Relações Institucionais tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam nas duas ações de sucesso coordenadas pelo Governo do Estado. Aproximadamente 300 agentes vão assistir à apresentação que terá mais três edições nos dias 16, 23 e 30 de janeiro. A capacitação é realizada em parceria com a Secretaria da Polícia Militar.

“ Buscamos melhorar a qualidade do trabalho.  A questão da humanização é muito importante, você inverter o olhar do cidadão, seja um agente público ou não. Além de transmitirem conhecimentos dentro de suas famílias, estes profissionais poderão atender melhor a comunidade. Este é um tema sério, precisamos combater este tipo de violência e dar o suporte necessário às vítimas”, destacou o subsecretário estadual de Ações Estratégicas coronel João Carlos Mariano.

De acordo com o Dossiê Mulher 2019 (ano base 2018), produzido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), os delitos mais registrados por mulheres que foram vítimas de algum tipo de violência doméstica e familiar são agressão física, ameaça e xingamento.  A violência sexual também está presente nos lares: somente em 2018 no estado do Rio de Janeiro pelo menos quatro mulheres foram violentadas por alguém da própria família, por dia.

“ A ideia do ciclo de palestras é levar conhecimento a estes agentes, eles atuam nas ruas, diretamente com a população e podem orientar mulheres que precisam de atendimento”, ressaltou a major da PM Claudia Moraes, idealizado da Patrulha Maria da Penha, programa da Polícia Militar dedicado a verificar o cumprimento de medidas protetivas expedidas pela Justiça contra agressores.

 A Secretaria de Governo e Relações Institucionais vem investindo na qualificação dos profissionais que prestam serviço às operações Segurança Presente e Lei Seca. Além do ciclo de palestras sobre Violência Doméstica, outros temas serão abordados em encontros realizados, em sua maioria, no Palácio Guanabara. Assuntos como Abordagem e Abuso de Poder e Primeiros Socorros já estão no cronograma de palestras planejadas para 2020.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.