Portador da síndrome de down, o digital influencer Jefferson de Souza Barcelos, de 28 anos, conhecido como Pitoco, foi homenageado nesta quinta-feira (18), no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), por sua atuação em defesa da inclusão social das pessoas com down. Pitoco recebeu das mãos do Presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano, uma Moção de Congratulações e Aplausos e também uma camisa do Flamengo – ele é torcedor do time rubro-negro. As deputadas Martha Rocha (PDT), Lucinha (PSDB) e Renata Souza (Psol) também participaram da homenagem.
Ceciliano destacou a influência positiva que Pitoco exerce nas redes sociais; ele tem mais de 1 milhão de seguidores. “Essa alegria de viver transborda amor por onde passa, mostrando que a inclusão na sociedade é para todos”, destacou o deputado, que felicitou, em sua fala, a todos que vivem e trabalham com pessoas com síndrome de down. “Elas também merecem esse reconhecimento pela sua dedicação e luta para aumentar a conscientização e criar uma voz global e única em defesa da cidadania, igualdade e bem-estar das pessoas com down, que são tão especiais para nós”, salientou o parlamentar, lembrando que o Estado e a sociedade, como um todo, têm o dever de buscar formas de garantir esses direitos.
No próximo domingo (21) é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A madrinha e maior apoiadora do influencer, Lorena Zacarias, lembrou a data e a luta das famílias pela inclusão. “Essa homenagem que o Pitoco recebe hoje não é só para ele; é para todos os jovens com down”, disse Lorena, que junto ao afilhado formam a dupla Pitoco & Madrinha, que só no Instagram já ultrapassam 500 mil seguidores.
FOTO Rafael Wallace