Primeira mulher a ocupar a presidência da OABRJ em 94 anos de existência da entidade, Ana Tereza Basilio tomou posse no cargo publicamente na noite de terça-feira (18/02) em solenidade realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foram ainda empossados para o triênio 2025-2027 a vice-presidente, Sylvia Drummond, o tesoureiro, Fábio Nogueira, o secretário-geral, Rafael Borges, e o secretário-adjunto, Sérgio Antunes.
Presidida pelo membro honorário vitalício e ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho – representando o presidente do CFOAB, José Alberto Simonetti – a solenidade também deu posse a todos os demais conselheiros da Seccional, à direção da Caixa de Assistência à Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), aos representantes da Seccional junto ao Conselho Federal e aos presidentes das 64 subseções fluminenses.
Em seu discurso, Basilio ressaltou que o marco da OABRJ ser presidida pela primeira vez em sua história por uma mulher não é apenas um fato simbólico, mas a materialização de um compromisso com a renovação e a inclusão na instituição.
“Não sou apenas eu, a advogada Ana, que assumo esse posto histórico. Ao meu lado está outra mulher, a Sylvia Drummond, como vice-presidente da nossa Seccional. Na Caarj, nossa Caixa de Assistência, mais uma dupla feminina, com Paula Vergueiro na presidência e Monica Alexandre na vice. Mulheres no poder, finalmente! Que assim seja em várias instituições, nos tribunais e, porque não, no Conselho Federal da OAB. Uma OAB verdadeiramente forte é uma OAB plural e representativa”.
Basilio homenageou também seu antecessor no cargo, o ex-presidente Luciano Bandeira, cuja dedicação à advocacia fluminense possibilitou importantes avanços administrativos para a entidade. “Seu trabalho nos trouxe até aqui e é com muito respeito que seguiremos avançando, consolidando as conquistas e abrindo novos caminhos”, afirmou ao ressaltar a importância da gestão anterior para a advocacia do Rio de Janeiro e do Brasil.
Marcus Vinicius Furtado Coêlho fez coro com a presidente ao elogiar a gestão da Seccional e destacou a importância de uma OAB forte não só para a advocacia, mas para o desenvolvimento social do país. “A Ordem deve cuidar das prerrogativas dos advogados e advogadas, da democracia, da sociedade, do Estado de Direito e das liberdades. Essas lutas são complementares, porque à medida em que temos as prerrogativas dos advogados respeitadas, o exercício da profissão sendo efetuado de forma digna, temos também um ambiente propício ao florescimento do Estado de Direito, à segurança jurídica e, portanto, ao progresso do país e de um ambiente mais propício a uma vida melhor para todos. A Ordem é dos advogados, mas também é do Brasil. Com certeza, com a Ana Basilio, teremos a Seccional do Rio de Janeiro preocupada com esses temas fundamentais: o livre exercício profissional, a defesa da nossa democracia e a representatividade da mulher na Ordem”, afirmou.