Em ação complementar ao saneamento nas comunidades do Rio de Janeiro, a Cedae contratou uma empresa especializada para realizar serviço de sanitização, reforçando o combate à Covid-19. A operação começou nesta sexta-feira (24/04) na comunidade do Vidigal, com a desinfecção de vias e espaços públicos, becos, vielas e escadarias. O serviço será realizado diariamente, de segunda a sábado.
A desinfecção será conduzida por agentes especializados da empresa contratada, que estarão com equipamentos de proteção individual (EPIs) e utilizarão nebulizador a frio para borrifar produto com efeito desinfetante (quaternário de amônia de quinta geração e biguanida polimérica – phmb) nas vias e equipamentos públicos destas localidades.
Esta técnica e princípio ativo do produto utilizados pela prestadora do serviço são os mesmos utilizados pelo governo chinês em ruas do país como forma de combate ao novo coronavírus. O produto age como uma película que mata os micro-organismos do local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até 30 dias, dependendo da ação externa e circulação de pessoas.
“Esta é uma iniciativa complementar de saneamento que, juntamente com o que já vem sendo realizado pela companhia, buscam reforçar o combate ao novo coronavírus nas comunidades do Rio”, destacou Renato Lima do Espírito Santo, presidente da Cedae.
A Cedae ainda conta com 250 trabalhadores do setor operacional da companhia que trabalham diariamente somente em comunidades, atendendo demandas dos moradores. Essas equipes realizaram um total de 1.670 atendimentos entre os dias 16/03 e 22/04.