Nova Iguaçu deu mais um passo para garantir o reforço na segurança pública da cidade. O prefeito Dudu Reina recebeu nesta quarta-feira (26/02) o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, para mais uma visita técnica ao terreno onde será construído o Batalhão da Polícia Militar de Nova Iguaçu. A área, localizada no Bairro Botafogo, foi cedida pela Prefeitura, que demonstra, mais uma vez, o compromisso com a segurança dos quase 1 milhão de moradores da cidade.
O encontro foi marcado pela presença do secretário de Estado de Trabalho e Renda, deputado estadual Felipinho Ravis, que acompanhou o prefeito durante a visita ao local, reforçando a parceria política da dupla em prol da população iguaçuana. Também estiveram presentes o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Perry Souza, e os vereadores Marcio Fonseca, Douglas Nadaes, Wesley Lopes, Juan Santa Cruz, Alcemir Gomes e Aguinaldo Camu, além de lideranças políticas da região, que manifestaram apoio à iniciativa.

A questão da segurança pública tem sido pauta constante nas discussões políticas da cidade. O tema foi debatido intensamente na sessão da Câmara Municipal de Nova Iguaçu nesta terça-feira (25/02), com destaque para a necessidade do batalhão e, principalmente, do reforço no efetivo policial para garantir mais segurança à população. Diante da urgência do tema, o vereador Juan Santa Cruz realizou uma audiência pública na 5ª Cia do 20º BPM, no bairro Cerâmica, para discutir o assunto com a comunidade.
Dudu Reina enfatizou a importância histórica da implantação de um equipamento de segurança deste porte na cidade. “Fico muito feliz pela parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. A política precisa de união, e Nova Iguaçu, com sua grandeza e desafios, necessita de um batalhão. Agradeço imensamente ao governador Cláudio Castro, que tem um olhar especial para a Baixada Fluminense. Estamos doando o terreno e tenho certeza de que, com a construção desse batalhão, nossa cidade avançará muito na área de segurança pública”, afirmou o prefeito.

A construção de um batalhão da Polícia Militar em Nova Iguaçu não é uma promessa recente, mas uma luta que se arrasta há anos. O secretário de Estado de Trabalho e Renda, deputado Felipinho Ravis, também enfatizou o peso histórico dessa conquista. “Esse é um momento histórico, fruto de uma luta que iniciamos no meu primeiro mandato, em 2017, quando apresentamos esse projeto, entendendo a grandeza da nossa cidade e a necessidade urgente de um batalhão exclusivo para Nova Iguaçu. Desde então, seguimos debatendo e buscando medidas concretas para combater a violência e garantir mais segurança para a população”, destacou.
A busca pela segurança tem sido uma prioridade para os representantes da cidade, que há anos reivindicam a construção de um batalhão próprio. Em 2014, o então secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, visitou a cidade e prometeu ao prefeito da época, Nelson Bornier, que Nova Iguaçu ganharia seu batalhão até 2015. A promessa, no entanto, foi adiada inúmeras vezes. Em 2019, durante a presidência de Felipinho Ravis na Câmara Municipal, a questão voltou a ser debatida em audiência pública com a presença do ex-governador, Wilson Witzel, e o do ex-presidente da Alerj, André Ceciliano, quando a necessidade do batalhão foi novamente destacada.
Em 2020, um passo importante foi dado quando o projeto de lei 265-A/2019 autorizando a implantação do batalhão da PM em Nova Iguaçu, de autoria dos deputados Anderson Moraes e Rosenverg Reis, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionado pelo governador Cláudio Castro. Em 2023, o deputado estadual Carlinhos BNH, que é membro da Comissão de Segurança da Alerj, também fez sua contribuição, apresentando a Indicação Legislativa 360/2023, solicitando a construção do batalhão.
Com tantos “padrinhos” políticos e um esforço contínuo de mais de uma década, finalmente, a promessa parece estar prestes a ser cumprida e sair do papel após tanta espera.
Por Michelle Almeida