Uma operação da Corregedoria do Detran.RJ flagrou ontem, 12, um dedo de silicone e material para moldes em um centro de formação de condutores (CFC) em Guapimirim, na Região Metropolitana. O dedo falso reproduzia a digital de um dos alunos da autoescola e seria utilizado para registrar as aulas sem que elas fossem efetivamente realizadas.
No momento da fiscalização, também foram apreendidos itens para a produção de outros moldes, como massinha de modelar e cola. A polícia foi acionada e o caso foi registrado na 67ª delegacia policial (DP), também em Guapimirim, para onde o proprietário do CFC foi conduzido. As autoridades policiais registraram um boletim de ocorrência por inserção de dados falsos em sistema de informações.
De posse do laudo da Corregedoria, o setor de Aprendizagem do Detran.RJ irá instaurar um processo administrativo para apurar o caso, dar o direito de defesa ao CFC e, em seguida, tomará as medidas administrativas cabíveis. De qualquer forma, a autoescola já foi suspensa de forma cautelar.
A Corregedoria realiza periodicamente fiscalizações em CFCs para coibir eventuais fraudes e irregularidades no processo de habilitação. Só no ano passado, foram realizadas 1.308 inspeções em todo o estado do Rio de Janeiro. No início deste mês, outros quatro moldes de silicone foram encontrados em uma autoescola de Nova Iguaçu. O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil.