Com a chegada do Dia das Mães, o Procon-RJ fez uma ação de orientação e fiscalização em lojas de shoppings da Zona Oeste, Zona Norte, Zona Sul, Baixada e nos municípios de Niterói e São Gonçalo nas últimas quarta-feira (08/05) e quinta-feira (09/05). Durante a ação, os fiscais visitaram 110 fornecedores e constataram irregularidades em mais de 30 lojas, sendo 26 delas autuadas.
Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, a autarquia tem feito, em datas festivas com aumento de consumo, operações de orientação. Empresas que já tinham sido aconselhadas foram fiscalizadas. A principal infração ao Código de Defesa do Consumidor encontrada foi a falta de preços expostos de forma clara para o consumidor.
“Nós verificamos que muitas lojas tinham produtos expostos sem preço ou com o valor do produto parcelado em destaque em detrimento dos preços à vista. Isso está em desacordo com o que é previsto no Código de Defesa do Consumidor e nós orientamos que seja corrigido o quanto antes”, explica Elisa Freitas, diretora de fiscalização do Procon-RJ.
Para auxiliar o consumidor na hora de escolher o presente para as mães, o Procon-RJ também realizou uma pesquisa de preços de mais de 250 itens e constatou que as categorias com média de preço mais baixa são a de moda e de artigos esportivos, seguida de cosméticos e as com a média de valor mais alta são os smartphones e eletrodomésticos, respectivamente.
“O objetivo deste levantamento de preços é ajudar o consumidor a escolher a categoria de presente que mais se encaixa em seu orçamento, poupando tempo na busca e possibilitando uma compra mais consciente”, pontua Coelho.
Além disso, Coelho também alerta para as compras virtuais. De acordo com o presidente da autarquia, no site do Procon-RJ, os consumidores poderão ter acesso ao Manual de Combate às Fraudes Digitais por meio do link: https://bit.ly/Manual-ProconRJ-de-Prevenção-à-Fraude-Virtual:
Em épocas comemorativas, as fraudes costumam ser mais recorrentes. Por isso, é importante redobrar a atenção.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15/04 e 03/05. Ela pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/Dia-das-Mães-ProconRJ-2024. O Procon-RJ não pode garantir que os valores pesquisados sejam os mesmos.
Os consumidores que desejarem realizar denúncias e reclamações, poderão acessar os canais de atendimento disponíveis no site oficial da autarquia: www.procon.rj.gov.br.