Mais de 1,5 mil moradores da Rua da Serra, no bairro Santa Terezinha, em Mesquita, têm uma nova história para contar. Com problemas históricos no abastecimento, os moradores comemoram a chegada das obras de implantação de dois quilômetros de rede realizadas pela Águas do Rio.
“Eu sou nascido e criado aqui e nunca tivemos um abastecimento regular. Colocamos nossa própria rede e puxamos água da mata, de um córrego que passa por lá. Olha, gastamos foi dinheiro para conseguir estender a rede até nossas casas. Mas o problema é que a água que bebemos não é tratada, por isso lutamos há anos pedindo uma rede oficial por aqui. Finalmente com a entrada da Águas do Rio, essa luta terminará”, afirmou o vendedor Carlos Uender da Silva, que mora desde que nasceu, há 51 anos, na região.
A região da rua da Serra e adjacências fica situada numa área mais elevada de Mesquita. Para melhorar o fornecimento de água para a região, além de obras de extensão de rede, uma bomba foi implantada na localidade para ajudar na pressão e distribuição de água para os pontos mais distantes e elevados.
“Além da Rua da Serra, a principal via onde estamos atuando, muitas outras ruas adjacentes também serão contempladas, por meio do nosso projeto de melhorias para o abastecimento da localidade. Nosso propósito é seguir ampliando o acesso à água tratada, levando também saúde, dignidade e qualidade de vida aos moradores”, explicou o coordenador Operacional da Águas do Rio com atuação na Baixada Fluminense, Sílvio César.