A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, finalizou na última sexta-feira (18) o pagamento de 178 pessoas – entre artistas locais e instituições culturais – contempladas pela Lei Aldir Blanc. O projeto do Legislativo Nacional, intermediado pela Semuctur, consiste em assistir financeiramente profissionais e espaços que atuam na produção cultural. Cerca de R$600 mil foram entregues ao setor, que hoje consegue um novo fôlego para enfrentar o momento difícil causado pela pandemia do novo coronavírus.
Entre os contemplados, está João Carlos Ismael Soares, de 51 anos. O morador do bairro Vila Americana, que trabalha como animador cultural (palhaço) há mais de 20 anos, celebrou a chegada do auxílio. “Estou muito aliviado em receber essa quantia, pois estou desempregado e não tinha nem como fazer compras para me alimentar. Esse dinheiro veio em boa hora”, comentou o animador.
Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, a regularização do Fundo Municipal de Cultura foi primordial para a celeridade do processo. “Toda a operação entre receber a verba do Governo Federal e distribuir aos artistas e instituições culturais foi rápida e sem problemas graças ao Fundo Municipal de Cultura. Ter acesso ao dinheiro através dele foi essencial para a agilidade do processo”, afirmou.
Para o Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Turismo, Leandro Santanna, a parceria entre a Semuctur e o Conselho Municipal de Cultura também foi fundamental para a implementação da Lei no município. “Foi através do Conselho que foi montado o modelo de edital, foi o Conselho que ajudou na divulgação para os artistas, entre outras ações. A articulação do órgão foi fundamental para o sucesso da implementação da Lei no município”, concluiu.
FOTOS Felipe Bragança