A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira (22/08) o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), unidade destinada ao atendimento especializado em saúde bucal da população.
O novo equipamento é a segunda unidade de atendimento odontológico especializado do município. O espaço conta com sete salas de atendimento odontológico, além de uma sala de esterilização, uma sala destinada a pessoas com deficiência (PCD) e banheiro adaptado.
A unidade também oferece prótese dentária, voltada à reabilitação da função e da estética oral, além de clínica geral e atendimento especializado para pacientes com necessidades especiais e doenças sistêmicas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que a unidade realize mais de 2 mil atendimentos por mês.
O prefeito Léo Vieira destacou que o novo equipamento amplia o acesso da população aos serviços especializados de saúde bucal. “Estamos ampliando o atendimento e oferecendo mais estrutura para que a população de Meriti tenha acesso a serviços especializados de saúde bucal. É uma entrega importante para o município e para quem precisa desse atendimento”, afirmou.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Neto, a nova unidade fortalece a rede de atendimento odontológico do município. “É um avanço importante para a saúde de Meriti. O CEO permite que o paciente tenha acesso a diferentes especialidades em um único espaço, com uma estrutura preparada para oferecer um atendimento mais completo”, disse.
Entre os pacientes atendidos está Thamires Cerqueira, de 31 anos, que procurou a unidade para realizar um procedimento de limpeza dos dentes. “Foi muito bom poder fazer o procedimento aqui. É importante ter esse atendimento disponível e poder cuidar da saúde dos dentes com mais facilidade”, contou.
Como ser atendido no CEO
O atendimento no CEO é agendado por meio do Sistema Meritiense de Regulação (SM-REG). O paciente passa por consulta com um dentista clínico da Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência dele para avaliação e, caso haja necessidade, ele é encaminhado para uma das duas unidades do Centro de Especialidades Odontológicas da cidade.
O Centro de Especialidades Odontológicas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.