A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, em parceria com o Hemorio, realizou mais um mutirão de coleta de sangue, na quarta-feira (11), atraindo dezenas de doadores ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC). O mutirão, que aconteceu das 10h às 15h, mais uma vez superou as expectativas dos organizadores, com a coleta total de 120 captações (bolsas) de sangue. A ação também atraiu os profissionais de saúde do município.
Para a Diretora Geral do Hospital Municipal Dr Moacyr do Carmo, Dra. Célia Serrano, o comparecimento do público externo somado à adesão de funcionários do Hospital, determinaram o resultado positivo do mutirão de Doação de Sangue.
“O resultado do mutirão no HMMRC mais uma vez superou a nossa expectativa. Os doadores de Duque de Caxias estão de parabéns pelo belo exemplo de solidariedade e amor ao próximo. Essa parceria é muito importante porque muitos doadores da região não têm como ir até a sede do Hemorio para doar sangue. A população respondeu muito bem e agradecemos a todos por atender ao chamado”, destacou a Diretora Geral do HMMRC.
Hemorio entra em alerta vermelho para doação de sangue
O Hemorio entrou em alerta vermelho para doação de sangue no mês de outubro. O hemocentro informou que houve uma queda de 10% nas doações de sangue em comparação ao mesmo período em 2019. Outubro foi o mês que registrou o menor número de doadores por dia desde o início da pandemia. Em média, o Hemorio tem disponibilidade para receber até 500 doadores por dia, quantidade suficiente para atender toda a rede pública do Estado do Rio. Em uma situação regular, é necessário que o órgão disponha de pelo menos 300 bolsas de sangue diariamente. Cada bolsa tem a capacidade de beneficiar quatro pessoas.
Quem quiser doar sangue, o Hemorio informa que a unidade funciona todos os dias do ano, incluindo aos finais de semana, de 7h as 18h.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais @hemorio ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, por meio do número 0800 282 0708.