No calendário da saúde, o mês de novembro é dedicado aos cuidados com a saúde do homem. O objetivo é provocar a reflexão e conscientização sobre hábitos saudáveis, promovendo, dessa forma, a qualidade de vida e prevenindo o surgimento de doenças. Para tratar o tema, a Unimed Nova Iguaçu convidou o cooperado urologista, Dr. Rodrigo Serapião, que ministrou palestra aos colaboradores, na última terça-feira (21/11), na sede Administrativa. O vice-presidente da cooperativa, Dr. Jorge Luiz Andrade, abriu o encontro destacando a importância dos cuidados com a saúde masculina e fez um alerta, em especial, sobre o câncer de próstata. Confira abaixo os principais pontos abordados na apresentação.
Em sua opinião, por que os homens morrem mais?
Primeiramente, eles acham que nunca irão adoecer e, por esse motivo, não fazem consultas regulares ao médico e acabam fazendo diagnóstico tardio de doenças em estágio mais grave. Normalmente, não seguem o tratamento recomendado. Estão mais expostos aos acidentes de trabalho e no trânsito. Utilizam mais álcool e drogas. Envolvem-se mais em situações de violência. Praticam menos ou nenhuma atividade física.
Quais doenças mais acometem os homens?
Fimose – muito comum na infância, dificulta a higiene do pênis podendo causar inflamações. Disfunção erétil – quando o homem não consegue ter ereção do pênis. A origem da impotência pode ser hormonal, neurológica, vascular ou psicológica. Ginecomastia – consiste no desenvolvimento excessivo das mamas, que pode ser causada por alterações hormonais ou glandulares. Balanopostite – é uma inflamação da glande e prepúcio, desencadeada, normalmente, por hábitos higiênicos inadequados nos genitais. Hipertrofia benigna da próstata – comum em homens acima dos 50 anos, com aumento progressivo com a idade. O problema causa obstrução mecânica do fluxo da urina, levando ao surgimento de infecções urinárias e formação de cálculos. Orquiepididimite – é a inflamação do testículo e do epidídimo (conduto ligado ao testículo) provocada por agentes infecciosos ou traumatismo. Varicocele – dilatação das veias do testículo, semelhante à que ocorre nas pernas (varizes) e, se não tratada, pode levar à infertilidade. Distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM) – não é uma doença, mas uma fase da vida do homem na faixa etária entre 50 e 70 anos, onde pode surgir mudanças sexuais e físicas, como a redução no desejo sexual e flacidez muscular. Ejaculação precoce – caracterizada pela incapacidade de o homem manter a ereção por tempo suficiente. O problema pode ser primário ou secundário, por período longo ou temporário. Afeta, principalmente, homens na adolescência, pela inexperiência ou ansiedade e, na melhor idade está associada, muitas vezes, à disfunção erétil. Câncer de próstata – doença grave com alto índice no país (70 mil casos novos/ano) e alta mortalidade (16 mil óbitos/ano – 2021), segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Quais são os principais fatores das doenças nos homens?
Além de questões hereditárias, outros fatores são bastante prejudiciais, tais como: alcoolismo, fumo, drogas, insônia, alimentação inadequada, ausência de atividade física.
Há formas de evitar o aparecimento dessas doenças?
Sim. Pratique exercício físico com regularidade; mude os hábitos alimentares, buscando uma dieta balanceada e rica em cálcio; tome banho de sol nos horários adequados; evite a obesidade; não exagere na carga de trabalho; use preservativo no ato sexual; não fume; não consuma bebida alcoólica; não use drogas.