A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) confirma que investiga 5 casos suspeitos de coronavírus, identificados nos municípios do Rio de Janeiro (2), Niterói (2) e Nova Iguaçu (1).
Cabe ressaltar que os dados foram fechados às 16h e que o mesmo procedimento é adotado todos os dias. O boletim do Ministério da Saúde é referente às informações encaminhadas pelos estados até às 12h.
A SES reitera que ainda não há nenhum caso de coronavírus confirmado no estado e que a população não precisa se alarmar, mas deve continuar a ter cuidados básicos de prevenção ao contágio. A secretaria esclarece que todos os casos suspeitos seguirão protocolos de atendimento preconizados pelo Ministério da Saúde e previstos no plano de contingência da SES.
Em relação à confirmação dada pelo Ministério da Saúde sobre o caso do novo coronavírus confirmado em São Paulo, o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, esclarece que o estado do Rio de Janeiro tem um plano de contingência para preparar as unidades integrado com os 92 municípios e a rede privada de saúde.
A SES-RJ já iniciou, desde o início de fevereiro, treinamento adequado aos profissionais de saúde em todo o estado, com notas técnicas atualizadas.
No dia 17/02, a secretaria realizou um grande workshop integrado com representantes da SES, secretarias municipais de saúde dos 92 municípios, hospitais universitários, hospitais militares e hospitais privados.
O plano de contingência será evoluído a cada etapa de enfrentamento do novo coronavírus, conforme planejado. Além disso, a secretaria irá intensificar campanhas de esclarecimento e orientação à população.
O que fazer em caso de suspeita:
Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:
– Cubra o rosto com máscara cirúrgica
– Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
– Siga as orientações dos profissionais de saúde
– Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos.