Vicente Portella lança seu sexto  livro ”O Pária e Outros Contos”

”O Pária e Outros Contos” é o sexto livro do escritor, poeta e articulador cultural caxiense Vicente Portella. O lançamento acontece em novembro, mas a obra já está em pré-venda no site da editora Viseu. Em 120 páginas o autor coloca holofotes sobre questões que abordam a população cada vez mais refém e alvo de um modelo bastante atual e perversamente contemporâneo de sociedade. Os contos trazem parte do universo das favelas do Rio e expõem alguns de seus principais personagens: policiais, bandidos, pastores protestantes, políticos, milicianos e ativistas. No centro de tudo, como personagem principal, o povo. Em especial pobres e negros. 

Heraldo HB, um dos fundadores do cineclube Mate com Angu e produtor audiovisual de Caxias, assina o prefácio do livro revelando toda a densidade da obra e destaca, também, a versatilidade do autor. ”Nos nove contos aqui presentes, o leitor é estapeado por um texto vigoroso, sem chance de terminar a leitura como se nada estivesse acontecendo. É literatura com alto teor de octanagem, pode acreditar. É bom que se diga que o livro traz muito sobre seu autor, suas vivências e facetas. Além de elogiado letrista com forte ligação com a música – seu segundo livro de poemas, Luz da Sombra, por exemplo, teve vários textos musicados por diversos compositores”.   

Vicente atua, desde os anos 80, na cena cultural baixadense e carioca – no teatro, na música e na literatura – e conta que seu processo criativo é a maturação. ”Eu penso, formulo, digiro o formulado, repenso, refaço, entro em colapso e aí, então, passo tudo para o papel. Depois vou lapidando a pedra bruta. O Pária, por exemplo, levou de três a quatro meses para ser escrito, mas o texto em si já estava impregnado na alma”, conclui Portella; contando ainda que suas principais inspirações são pessoas, amores, angústias, o próprio Brasil e o instinto de sobrevivência. Anteriormente publicou os livros: PARTO DO PENSAMENTO — Poesia (Em parceria com a poetisa Elaine Caldas) – 1987; LUZ DA SOMBRA – Poesia – 1993; ANJOS DO PÉ SUJO – Romance – 2005; PROSA DELIRANTE – Romance – 2016 e SENSAÇÕES – Contos – 2016.   

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.