Animais são vacinados contra a raiva em São João de Meriti

No último sábado (30/09) a Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, realizou o Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em todo município. A ação faz parte da campanha nacional do Ministério da Saúde em parceria com os governos estaduais e municipais. Cerca de 24 mil animais foram imunizados nos mais de 40 postos da cidade.

A Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Suprobean) da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade também ofertou a vacina em um ponto na Praça de Coelho da Rocha. A Drª Luana Reis, veterinária da Suprobean, falou sobre a doença e incentivou a vacinação: “A raiva é uma doença grave e com alto índice de óbito nos pets e em serem humanos quando infectados. A forma mais comum de contaminação é pela mordida de morcegos. Trata-se de uma doença zoonótica, ou seja, passa dos animais para as pessoas e vice-e-versa. A forma mais eficaz de prevenção é com a  vacinação antirrábica, pois com ela imunizamos os animais e protegemos também a população”.

No ponto de vacinação da Praça da Matriz, a veterinária do Castramóvel Fernanda Leal orientou a população sobre a castração pós-vacina: “A esterilização de animais só pode ocorrer após 15 dias da vacinação antirrábica. Cães e gatos que já foram castrados aqui devem aguardar até 21 dias após a cirurgia para tomar a vacina”, explicou ela. O castramóvel é um ônibus da Secretaria Estadual de Saúde que está fazendo castrações gratuitas na cidade. Durante todo o ano a Prefeitura de São João de Meriti realiza várias campanhas de vacinação antirrábica no município.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.