Maternidade Mariana Bulhões recebe o prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”

Referência no atendimento de média e alta complexidade às gestantes na Baixada Fluminense, a Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, recebeu, nesta quarta-feira (25), o prêmio ‘Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher 2022’, concedido pela Câmara dos Deputados. A unidade foi selecionada por se destacar com ações de promoção e qualificação dos cuidados com a saúde da mulher.

Essa é a primeira vez que a Maternidade Mariana Bulhões conquista o prêmio. Após ser indicada pelo deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ)  para concorrer ao prêmio, a unidade se tornou uma das cinco vencedoras entre as 30 instituições de todo o Brasil que concorreram à eleição neste ano. O secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Dr. Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, o diretor-geral da Maternidade Mariana Bulhões, Adriano Pereira, e o diretor médico, Nilson Gomes, foram à Brasília para receber a premiação.

“A Maternidade tem um papel importantíssimo no atendimento das pacientes da região e destaca diariamente pelos cuidados com as mulheres e os bebês. A conquista desse prêmio é fruto do reconhecimento e qualidade dos serviços prestados por nossos profissionais diariamente”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

O diretor-geral, Adriano Pereira, lembrou, durante seu discurso na cerimônia, a importância da Maternidade Mariana Bulhões, por receber uma das únicas a atender grávidas de médio e alto risco na região. Ele dedicou o prêmio aos funcionários e aos profissionais em formação, já que a maternidade também é reconhecida por ser um hospital de ensino.

“É com muita emoção que recebemos o prêmio Dr. Pinotti, que serve de incentivo também aos alunos que estão na maternidade, pois a formação deles vai fazer com que tenhamos profissionais como os que temos hoje”, destaca ele. “Parte disso tudo são os 707 colaboradores que trabalham para que esse serviço de cuidado com a mulher seja executado. Isso é um agradecimento a todos”, conclui.

O deputado Dr. Luizinho falou sobre o orgulho da premiação e de ter reaberto a unidade no período em que foi secretário de Saúde do município.

“Indicar o Mariana Bulhões tem um grande significado para mim, porque se tem um orgulho que tenho na minha vida, foi no meu período como secretário de Saúde de Nova Iguaçu, ter reaberto a maternidade. Quando cheguei, em janeiro de 2013, ela estava fechada, e o município era um dos campeões em mortalidade materna. Nós olhamos para aquele quadro, reabrimos o Mariana Bulhões, equipando com uma UTI materna, fizemos mais novos 20 leitos de UTI neonatal, e muito mais. Graças a Deus, passamos de 20 mil mortes por ano, para 1 no ano de 2015. Atualmente, a Maternidade Mariana Bulhões faz um dos maiores número de partos do Estado. É o maior legado da minha vida, como pai, marido e filho, poder ter dado dignidade para as nossas mães, da nossa cidade, que precisavam ter seus bebês com todo cuidado e carinho”, destacou o parlamentar.

O prêmio Dr. Pinotti é concedido anualmente pela Câmara à entidades governamentais e não governamentais que se destacam com ações voltadas à promoção do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. A cerimônia acontece na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna, celebrada em 28 de maio. A Maternidade Mariana Bulhões e as outras unidades vencedoras receberam um diploma de menção honrosa.

Participaram da cerimônia a Dra. Marianne Pinotti, filha do Dr. Pinotti, o presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina, o vereador Maurício Morais, o procurador-geral da CMNI, João Bosco Filho e os deputados Juninho do Pneu e Rosângela Gomes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.