Novas ambulâncias para o Samu na Baixada

Dando prosseguimento ao projeto Samu 100% RJ, que já distribuiu 112 ambulâncias em todo o estado, o governador Cláudio Castro entregou, nesta segunda-feira (27), novos veículos em Nova Iguaçu e Mesquita, na Baixada Fluminense. Ao todo, foram 26 ambulâncias para Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Mesquita e Nilópolis.

Em Nova Iguaçu foram entregues 20 ambulâncias, sendo 11 para o município, duas para Queimados, duas para Seropédica, duas para Japeri, duas para Itaguaí e uma para Paracambi. Já em Mesquita foram seis ambulâncias, das quais três irão para Nilópolis.

“A entrega das novas ambulâncias vai salvar muitas vidas. É necessário ter bom atendimento na atenção básica, UPAs fortes, hospital de porta aberta, mas também chegar rápido a uma unidade de saúde em caso de urgência e emergência. Nestas ambulâncias, o paciente já é atendido enquanto segue para o hospital. Estamos olhando para o cidadão”, declarou o governador Cláudio Castro.

Desde o início do ano, o Samu 100% RJ distribuiu 112 ambulâncias para 16 municípios. O projeto, iniciado em janeiro, começou pela cidade do Rio, que recebeu 60 veículos. No total serão 249 para os 92 municípios, um investimento de R$ 87,4 milhões.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, entregar as ambulâncias equipadas para atuar como transporte de atendimento básico ou avançado de saúde, ou seja, como UTI Móvel, é o compromisso para que o Governo do Estado proporcione uma saúde de qualidade.

“Estas ambulâncias vão ajudar muito a melhorar o tempo de atendimento do Samu na região, dando dignidade aos moradores da Baixada”, disse Dr. Luizinho.

Ao receber as chaves das ambulâncias do governador, o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, aproveitou para reconhecer a atenção que Cláudio Castro tem dado não só a Mesquita, mas a toda a região da Baixada Fluminense. “Nunca na história do Rio tivemos um governador que conversasse tanto, que abrisse um bom diálogo e com quem a gente pudesse tocar as cidades e os avanços do estado juntos, como acontece agora”, disse. 

“Agradeço imensamente ao governador e o secretário de Estado de Saúde pelo presente. Hoje a palavra é gratidão. Precisamos fortalecer as políticas públicas de saúde na Baixada Fluminense. Esse é mais um vínculo que a gente cria de fortalecimento dessa região. A gente sabe que ela passa por muitas dificuldades e precisa muito do apoio do Governo do Estado. Podem contar sempre com Japeri para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, afirmou a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros.

O Samu RJ registrou, apenas em 2023, 16.027 atendimentos. Em 2022, em média, foram 502 atendimentos por dia. O número total, no período de 2019 a 8/2/2023, englobando o envio de ambulâncias e motos, é de 426.970 atendimentos.

De janeiro de 2021 a agosto de 2022, a Secretaria de Estado de Saúde aplicou mais de R$ 5,5 bilhões para investimento e custeio em saúde nos 92 municípios.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.