Shopping Grande Rio recebe escultura do movimento “Rio de Mãos Dadas”

O shopping do coração da Baixada Fluminense vai receber a escultura gigante Manifesto Pós-Vandalismo, do Movimento Rio de Mãos Dadas, realizada pelo do Sistema Fecomércio RJ (Sesc e Senac RJ) em parceria com o Sincovame – Sindicato do Comércio Varejista de São João de Meriti. A intervenção urbana itinerante tem como objetivo simbolizar a esperança, a união para superar a pandemia.

Uma escultura ficará instalada na portaria A do Shopping Grande Rio até o dia 27 de julho. A obra “Manifesto Pós-Vandalismo” tem como conceito o envelopamento das mãos por meio de uma grade de ferro, cortada na altura dos dedos e um pouco na base, transmitindo uma ideia de rompimento, de quebra de ordem. A obra será exibida em duas etapas: com as mãos separadas, ilustrando o afastamento imposto pela pandemia, e, posteriormente, unidas, simbolizando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos, conferindo duas oportunidades para o público apreciá-la de diferentes perspectivas.

As mãos foram trabalhadas pelo artista Igor Nunes – graduado em Design Gráfico pela ESPM, no Rio de Janeiro, e em Pintura e Desenho, pela A.R.C.O., em Lisboa, Portugal. O artista investiga o que há para além do muro, explora o espaço urbano, questões relacionadas à subversividade, a quebra de ordens pré-estabelecidas, o deslocamento geográfico e a crítica social.​

A obra tem mais de 2 metros de altura e é feita em laminação de fibra de vidro. Os visitantes podem aproveitar o espaço “instagramável” para fazer fotos e divulgar nas redes sociais.

“O grande objetivo do projeto é reforçar o sentimento de otimismo e esperança para a população que vem passando por momentos difíceis desde o início da pandemia. Estamos felizes em fazer parte desse movimento”, diz Felipe Coutinho, Superintendente do Shopping Grande Rio.

As obras integram a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ que inclui: intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, capacitações gratuitas em parceria com sindicatos, cursos adaptados ao “novo normal”, Prêmio Fecomércio de Cultura e uma edição especial do Prêmio Visão Consciente, para identificar e reconhecer empresas que fizeram a diferença em suas áreas de atuação e na sociedade.

“A intervenção urbana da campanha é uma oportunidade de comunicar à sociedade que a Fecomércio RJ, o IFec RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ estão de mãos dadas com a população fluminense neste momento adverso. Ampliar a visibilidade do símbolo de união pelo estado do Rio de Janeiro é uma forma de fortalecer o nosso compromisso com milhares de pessoas, de levar serviços de cultura, educação, capacitações, ações sociais e oportunidades a todos”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Serviço: Exposição itinerante – Rio de Mãos Dadas

Quando: de 13 a 27 de julho

Horário: funcionamento do empreendimento

Local: Portaria A do Shopping Grande Rio

Mais informações: https://shoppinggranderio.com.br/

O Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti – RJ

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.