Uma bola de futebol, uma espada, a camisa de um time, três esqueletos e Shakespeare. O que tudo isso tem em comum? Todos compõem a estrutura narrativa de “Ricardo III – Um Homem do Seu Tempo”, que com uma visão periférica explora a obra de Shakespeare, se apropriando de uma linguagem bastante popular. E não estamos aqui falando da obra imortalizada pelo poeta e dramaturgo inglês, mas sim, da releitura dramaturgica, encenada por Alexandre Gomes e dirigida por Wellington Fagner que terá temporada gratuita de quinta-feira (4/3) a domingo (7/3), às 19h, na Sala de Espetáculos Amir Haddad. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente com duas horas de antecedência na bilheteria do local.
Através dos aspectos de um homem histórico e de um homem-personagem, o espetáculo que é de realização da Cia Atores da Fábrica, reúne premiações na categoria Inovação pela rede Baixada em Cima, no Prêmio Shell (2017) e Melhor Espetáculo na 2ª edição do FESTFLUM (2016), sugere que o espírito do rei deformado – devido a uma escoliose, acentuada por Shakespeare para representar a sua imensa falta de caráter – e sanguinário, que governou a Inglaterra entre 1483 e 1485, ainda vive entre nós.
Por meio da abordagem popular a montagem ratifica o quanto Shakespeare é acessível a todas as pessoas.”Shakespeare sempre foi popular. Com o tempo se criou a lenda que essa escrita só servia para a elite, como se os textos fossem incompreensíveis, mas o famoso pentâmetro iâmbico shakespeariano da época se compara ao cordel ou ao rap de hoje, ou seja, tudo o que Shakespeare escreveu se encaixa a todos”, destaca Alexandre.
O monólogo traz a sede pelo poder e a corrupção humana – temas acentuados nos dias atuais -, como as tensões centrais da narrativa, tendo o ponto de partida culminando na descoberta da ossada do monarca caçula, rejeitado pela mãe, Ricardo III.
Cia Atores da Fábrica – Criada em 2005 como fruto da Escola Fábrica dos Atores e Materiais Artísticos ( F.A.M.A.) desenvolve uma pesquisa de linguagem através do teatro físico,onde o rigor técnico e o ritmo da cena obedecem organicamente ações sincronizadas,abordando em seus espetáculos, temas e textos que visam provocar a reflexão do espectador. A Cia participou de importantes festivais nacionais e intercâmbios internacionais. Com destaque para “Construção”, “O Mágico de Oxente” e “Panchito Gonzalez”.
A Sala de Espetáculos Amir Haddad fica localizada na Av. Getúlio de Moura, 1302 – Centro, Nova Iguaçu – RJ.
FICHA TÉCNICA
Adaptação e Concepção: Alexandre Gomes e Wellington Fagner
Texto Final: Alexandre Gomes
Direção: Wellington Fagner
Atuação: Alexandre Gomes
Supervisão Cênica: Julio Adriao
Provocador Cênico: Amir Haddad
Música em Cena: Mateus Amorim
Figurino: Alessandra Fernandes
Orientação de Figurino: Daniele Geammal
Preparação Vocal: Jane Celeste
Operador de Luz: Wellington Fagner e Victor Mello
Intérprete de Libras: Marcos Henrique
Design Gráfico: Samuel Santiago
Gerenciador de Mídias: Thiago Viana
Fotógrafo: Danilo Sérgio
Registro Audiovisual: Felipe Chueng
Produção: WDO Produções
Direção de Produção: Wellington de Oliveira
Produção Executiva: Alessandra Fernandes
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Realização: Cia Atores da Fábrica
SERVIÇO:
RICARDO III – UM HOMEM DO SEU TEMPO
LOCAL: SALA DE ESPETÁCULOS AMIR HADDAD
ENDEREÇO: Av. Getúlio de Moura, 1302 – Centro, Nova Iguaçu – RJ
DATA: 04, 05, 06, e 07/03
HORA: 19H
ENTRADA: gratuita
GÊNERO: DRAMA
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos
TEMPO: 60 minutos