Paracambi e André: uma história de amor nos 62 anos da cidade

Às vésperas do aniversário de 62 anos de Paracambi, o ex-prefeito André Ceciliano faz uma retrospectiva dos avanços sociais e econômicos alcançados durante a sua gestão. À frente da prefeitura entre 2001 e 2009, André promoveu uma verdadeira revolução na cidade – equilibrou as contas públicas, ampliou a rede básica de Saúde, fez grandes investimentos em infraestrutura e saneamento básico e criou projetos sociais, educativos e esportivos que ajudaram a reduzir drasticamente os índices de violência na região.

“Sou um cidadão da Baixada. Nasci em Nilópolis, mas vim muito cedo para Paracambi. Foi aqui que comecei a trabalhar, aos nove anos, como jornaleiro e depois, aos 13, como vendedor de discos. Cresci vendo uma juventude sem oportunidades e ajudei a escrever uma nova história para as gerações seguintes”, conta.

Hoje, os jovens de Paracambi contam com um complexo educacional chamado Fábrica do   Conhecimento, onde funcionam a Companhia Municipal de Balé,um núcleo da Escola de Música Villa-Lobos e instituições de ensino e pesquisa como a FAETERJ e o IFRJ. Além dos paracambienses, o local recebe alunos de cidades vizinhas, como Japeri, Queimados, Seropédica, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e Vassouras.

“A Fábrica do Conhecimento é a minha menina dos olhos. No primeiro ano como prefeito, compramos o prédio da antiga fábrica de tecidos que estava fechada há quase 20 anos. Foi ali, na fábrica que ajudou a fortalecer a economia da região no século XIX, que começamos a escrever um novo capítulo na história da cidade”, diz, orgulhoso.

Atendimento humanizado

André também foi responsável por transformar a política de assistência aos pacientes psiquiátricos da cidade. O primeiro passo foi a interdição da Casa de Saúde Dr. Eiras, maior hospital psiquiátrico conveniado da América Latina, um hospício que tratava os internos de forma indigna e desumana.

 “O lugar era sinônimo de castigo. Os pais diziam aos filhos que levariam eles para lá caso não se comportassem. Era de conhecimento geral o que acontecia ali dentro, uma situação completamente desumana”, lembra André.

A partir da interdição da Dr. Eiras, André implementou uma rede de atenção extra-hospitalar com dois centros especializados em saúde mental e 21 residências terapêuticas.

Na área da Saúde, ele também foi responsável por ampliar a cobertura vacinal entre as crianças porque foi implantada uma estrutura de serviços descentralizadora, com postos de vacinação espalhados pela cidade. Antes disso, toda e qualquer vacinação era feita somente no posto do Centro.

Ele também aproximou a população paracambiense dos profissionais de Saúde. Os fisioterapeutas da prefeitura passaram, na gestão do André, a atender as pessoas em suas próprias residências. O objetivo era alcançar aqueles que não podiam se locomover até o local de atendimento especializado, sobretudo os mais idosos.

“Neste aniversário de 62 anos, desejo que Paracambi possa ser sempre um símbolo do potencial transformador que a Educação tem para o Brasil, para o Rio de Janeiro e, em especial, para a Baixada Fluminense. Que os paracambienses sejam sempre tratados com respeito e dignidade, como fiz questão de tratar no meu governo”, conclui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.