Ronaldo Damião assume Secretaria de Saúde do Estado

O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro, nomeou o médico Ronaldo Damião como novo secretário estadual de Saúde. A nomeação foi publicada no Diário Oficial na manhã desta terça-feira (28/04). Damião assume o cargo no lugar da médica Cláudia Maria Braga de Mello, que chefiava a pasta desde setembro de 2023.

Com ampla trajetória na área médica e acadêmica, o novo secretário é membro titular e vice-presidente da Academia Nacional de Medicina desde 2002. Ao longo da carreira, presidiu a Sociedade Brasileira de Urologia e integra entidades internacionais da especialidade, como a Sociedade Internacional de Urologia, além de associações europeias e americanas.

Especialista em cirurgia urológica oncológica e pesquisa clínica e cirúrgica na área urogenital, Damião acumula a publicação de 17 livros e centenas de artigos científicos. Atualmente, ocupa o cargo de pró-reitor de Saúde e é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Durante a pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2023, esteve à frente da direção-geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). Nesse período, liderou a criação do primeiro ambulatório pós-Covid em um hospital público do país e implantou o Hupe Digital, pioneiro serviço público de teleconsulta no estado.

O médico também recebeu diversas honrarias ao longo da carreira, incluindo o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão, em 2023, e a Medalha Almirante Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil, em 1998.

Nos últimos anos, a Secretaria de Saúde vinha sendo associada à influência do deputado federal Dr. Luizinho (PP), que ocupou o cargo entre 2016 e 2018, durante o governo Luiz Fernando Pezão, e retornou à função em 2023, na gestão de Cláudio Castro.

A indicação de Damião, no entanto, teria partido de integrantes da Academia Nacional de Medicina. Conhecido pelo perfil de articulação institucional, ele mantém boa relação com diferentes atores políticos, incluindo o deputado federal Dr. Luizinho e o ex-governador Cláudio Castro. Em 2024, foi homenageado com a Medalha Mérito Legislativo, principal honraria da Câmara dos Deputados, por indicação do parlamentar.

De acordo com o governo estadual, a escolha tem como foco ampliar a eficiência da gestão e melhorar o acesso da população fluminense aos serviços de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *