Em cartaz de 29 de abril a 27 de maio, exposição “Baixada Fluminense: A Arte no Palácio” reúne obras de 14 artistas
Como parte das comemorações dos 100 anos do Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Casa legislativa receberá a exposição “Baixada Fluminense: A Arte no Palácio”. Em cartaz de 29 de abril a 27 de maio, a mostra reúne artes visuais de 14 artistas representantes de vários municípios, com o objetivo de dar visibilidade à diversidade cultural da região.
Haverá também a exibição de acervos do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), que tem sede em Belford Roxo, do Museu Vivo de São Bento, com sede em Duque de Caxias e diversas artes representativas de cidades como Japeri e Nilópolis. A entrada é gratuita.
“A Alerj valoriza a cultura plural do nosso Estado. Por isso, é muito representativo receber esses artistas no Palácio Tiradentes e apresentar ao público a potência criativa presente nesta região tão importante para o Rio de Janeiro”, destaca a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo.
Sobre a exposição
A mostra, faz parte da campanha “Baixada no Centro”, idealizada pelo produtor cultural, Diego Lacerda, contará com 45 obras autorais. “O objetivo desta campanha é promover a ocupação de equipamentos culturais do Centro do Rio com obras de artistas da região. Grande parte da população que trabalha no Centro da cidade é oriunda da Baixada, e, no entanto, esses artistas ainda são pouco representados nesse corredor cultural”, destacou ele.
Essa região, composta por 13 cidades, faz parte da área metropolitana do Rio de Janeiro, é uma das mais populosas do estado e engloba as cidades: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica que juntas somam cerca de 3,8 milhões de habitantes, segundo dados do SEBRAE-RJ.
Agende uma visita guiada ao Palácio Tiradentes: https://palaciotiradentes.rj.gov.br/visitaguiada
Serviço:
Exposição: “Baixada Fluminense: A Arte no Palácio”
De: 29 de abril a 27 de maio
Palácio Tiradentes: Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV. Centro.
Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº. Manuel, s/nº.