Prevenção a desastres naturais

Com o objetivo de capacitar os servidores públicos de Queimados para atuar em parceria com a Defesa Civil na prevenção e resposta a desastres naturais, a Prefeitura realizou, na segunda-feira (13), um treinamento junto à Escola de Defesa Civil. O primeiro dia de curso – que terá ao todo três dias de duração – aconteceu na Estação Cidadania Planeta Futuro e reuniu 39 agentes públicos.  Sob o tema “Gerenciamento de Desastres”, a palestra foi ministrada pelo Tenente Coronel Gileno Alves, que ensinou aos servidores a realizar ações que compreendem desde a coordenação da crise quanto o atendimento e auxílio à população que está vulnerável ao risco. “A Defesa Civil tem um papel muito importante em caso de emergências na cidade, como as fortes chuvas que podem ocasionar um desastre. É importante que todo trabalho seja feito em equipe e rapidamente a cidade possa retornar à sua normalidade. Esse é um dos papéis exercidos pelo órgão”, conta o Diretor da Escola de Defesa Civil.

Pedido negado

A Justiça do Rio negou, mais uma vez, o pedido de liberdade de Adriana Ferreira Almeida, conhecida como a “viúva da Mega Sena”, condenada a 20 anos de prisão por planejar o assassinato de Renné  Sena, em 2007, seu ex-marido, ganhador da loteria sozinho em 2005, que lhe rendeu um prêmio no valor de R$ 52 milhões. A decisão é do juiz titular da 2ª Vara Criminal de Rio Bonito, Pedro Amorim Gotlib Pilderwasser. Desta vez, a defesa de Adriana Almeida entrou com um pedido de substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, o que foi negado porque Adriana já havia conseguido esse benefício após seu segundo julgamento, porém descumpriu as medidas, ficando foragida após uma decisão posterior que determinava que ela voltasse para a prisão. Segundo o juiz, a prisão preventiva decretada após o segundo julgamento já havia sido substituída por cautelares diversas da prisão, que a ré as descumpriu, tendo ficado foragida após a determinação de cumprimento de pena provisória. 

Fórum de Gestores de Cultura da Baixada

O secretário de Cultural de Belford Roxo, Bruno Nunes, participou do Fórum de Gestores de Cultura da Baixada Fluminense, realizado em Mesquita, na semana passada. Acompanhado de seu secretário executivo, Thiago dos Santos, a diretora de Patrimônio, Taís Nunes e o presidente da União de Galeras de Belford Roxo (UGBR), o secretário pediu mais investimento para a cidade. Durante o fórum, cada município apresentou os trabalhos realizados. De acordo com o secretário Bruno Nunes, na Baixada Fluminense não há equipamentos de Cultura, pois a grande porcentagem que o Estado manda fica na capital. “Como a nova secretária de Estado de Cultura, Daniela Barros, é da Baixada, estamos com esperança para que aconteça essa descentralização dos recursos”, explicou Bruno. O secretário ainda disse que Daniela elogiou os projetos desenvolvidos em Belford Roxo. “Em especial a caravana da cultura nas escolas, a batalha de rap, a associação de galeras de baile funk e o artesanato. Não concentramos cultura apenas no Centro, levamos também para as comunidades”, finalizou Bruno.

Transparência nos gastos públicos

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite de ontem (13), em publicação no Twitter, que tem determinado aos ministros que “fortaleçam a transparência em defesa do interesse público e combate à corrupção”. O presidente destacou que o governo publicou, em dados abertos, a remuneração dos servidores aposentados e os pagamentos aos pensionistas do Poder Executivo. Segundo Bolsonaro, o Portal da Transparência também passou a divulgar os gastos com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que tem 4,8 milhões de beneficiários e somaram R$ 41,5 bilhões de  janeiro a setembro de 2019.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.