Alunos da rede municipal de Queimados entram na  guerra contra o mosquito transmissor da dengue

A luta para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, ganhou um reforço de peso em Queimados. Afinal, os alunos da Escola Municipal Metodista foram às ruas  para conscientizar a população ao redor da escola e dos frequentadores da Vila Olímpica de Queimados, localizada próxima à unidade, no bairro Pacaembu.

Cerca de 200 estudantes do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental distribuíram panfletos e explicaram sobre os cuidados necessários em casa para evitar a proliferação do mosquito. 75% dos focos de dengue estão dentro das residências e atitudes simples, que não demandam muito tempo, podem fazer a diferença no combate ao mosquito.

A diretora da Escola Municipal Metodista de Queimados, Ana Cristina, falou sobre a importância da ação pedagógica dentro e fora da escola: “Essa ação é muito importante para a conscientização de toda comunidade. Estamos há duas semanas fazendo diversas atividades na escola para falar sobre os cuidados no combate ao mosquito da dengue. Precisamos alertar também sobre a importância da vacinação das nossas crianças”, contou.

Para garantir a segurança dos estudantes, a ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Queimados, que controlou o trânsito e acompanhou os alunos durante todo o trajeto.

Além da escola, outras unidades também estão envolvidas no trabalho de conscientização sobre o mosquito da dengue e da importância da vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação uma série de ações estão sendo desenvolvidas pelas unidades junto a comunidade escolar.

Apesar do reforço dos alunos, a responsabilidade é de todos. Em casos de terrenos abandonados e focos do Aedes Aegypti nas casas, a população pode ligar para o Disque-Dengue pelo (21) 2663-3829 e solicitar os agentes de endemias no local para a fiscalização e eliminação do criadouro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.