Alunos de Mesquita assistem apresentação de fantoches

O município de Mesquita recebeu na segunda-feira (06/12) o grupo “BuZum!” para uma apresentação de fantoches. Então, os alunos da rede pública assistiram ao espetáculo “Caipira”, que aborda questões de crimes ambientais, como desmatamento para construção de fábricas e caça de animais, mesclado às tradições típicas do Brasil. Em parceria com a Subsecretaria de Cultura, a apresentação, na Praça João Luiz Nascimento, no Centro, contou com a presença das escolas municipais Tiago Prado dos Santos, Professora Cássia Valéria Marques Furtado e Ely Baiense Vailante.

 Ao final das apresentações, as crianças receberam brindes, que envolviam personagens de dedoche para montar e livretos com histórias em quadrinhos e atividades. Além disso, o grupo promoveu a apresentação na terça, dia 7 de dezembro, no Centro Cultural Mister Watkins. Dessa vez, com alunos das escolas municipais Presidente Castelo Branco, Tarsila do Amaral e Dr. Manoel Reis.

 Subsecretário da pasta, Kleber Rodrigues argumenta que a cultura é fundamental para a construção de uma sociedade evoluída. “Estamos sempre em busca de maneiras de proporcionar o acesso às atividades artísticas e culturais para a população mesquitense”, explica.

 Antes realizada dentro do ônibus itinerante, em 2021, a performance do grupo passou a acontecer em áreas abertas e com distanciamento social, prezando pela saúde do público.

 “Cada apresentação de fantoches nos proporciona uma experiência incrível. Ver o brilho nos olhos das crianças e receber o carinho delas é maravilhoso. Além disso, com as atividades, conseguimos alcançar diversas pessoas que não têm acesso à arte”, relata o produtor do espetáculo, Renato Queiroz.

 O projeto

O “BuZum!” é uma companhia artística que percorre várias cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com apresentações gratuitas ao público de teatro de bonecos. Junto com a Secretaria Especial da Cultura, com o Ministério do Turismo, por meio da Lei Rouanet, e com o Instituto CCR, no trecho da CCR Nova Dutra, os espetáculos do projeto são apresentados em escolas e praças públicas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.